Economia

Atual patamar do dólar garantirá saldo comercial favorável, diz BBV

A taxa de câmbio não deve ser regulada pelo Banco Central nem com a justificativa de assegurar a rentabilidade dos exportadores. A avaliação foi feita pela área econômica do BBV Banco a partir da análise da relação do saldo comercial brasileiro e o câmbio entre 1999 e 2004. Já dissemos que o Banco Central precisa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h52.

A taxa de câmbio não deve ser regulada pelo Banco Central nem com a justificativa de assegurar a rentabilidade dos exportadores. A avaliação foi feita pela área econômica do BBV Banco a partir da análise da relação do saldo comercial brasileiro e o câmbio entre 1999 e 2004.

Já dissemos que o Banco Central precisa recompor as reservas para ampliar a capacidade de pagamento em moeda estrangeira e, da mesma forma, deverá reduzir, gradativamente, sua função de hedge na economia , afirmam, no relatório, o economista-chefe Octavio de Barros e o economista Fernando Barbosa.

Os economistas ainda avaliaram que a atual taxa de câmbio permitirá aos exportadores conquistarem bons resultados. Mais do que em outros períodos, os saldos comerciais poderão tornar-se robustos se a política monetária mostrar-se bem-sucedida no combate à inflação. Nas simulações da balança comercial, verificou-se que os resultados serão favoráveis ao Brasil no atual patamar do dólar. Em 2003, as vendas irão superar os 14 bilhões de dólares e, em 2004, os 7 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Em disputa de R$ 1 bi, Caixa não liberará terreno no Rio para estádio do Flamengo sem compensação

Vendas no comércio crescem 0,6% em julho

"Economia vai crescer mais de 3% e agora precisamos controlar dívida interna", diz Haddad