Exame Logo

Após três quedas consecutivas, intenção de compra do consumidor sobe em abril

São Paulo, 22 de abril (Portal EXAME) O consumidor paulista está mais otimista. Depois de três meses seguidos de queda, o Índice de Intenção do Consumidor (ICC) apresentou alta em abril. Ficou 2,5% acima do verificado em março, subindo de 97,85 pontos para 100,3 pontos. Na comparação com abril de 2002, a elevação foi de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

São Paulo, 22 de abril (Portal EXAME) O consumidor paulista está mais otimista. Depois de três meses seguidos de queda, o Índice de Intenção do Consumidor (ICC) apresentou alta em abril. Ficou 2,5% acima do verificado em março, subindo de 97,85 pontos para 100,3 pontos. Na comparação com abril de 2002, a elevação foi de 1,51%.

O índice, medido pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, é um dos dados analisados pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne hoje e amanhã para definir a taxa básica de juros. Segundo a ata do Copom de março, o ICC mostrava deterioração da confiança do consumidor e poderia sugerir reversão das expectativas otimistas manifestadas após as eleições, face às preocupações como desemprego, a inflação e a piora do cenário internacional .

Veja também

A alta no ICC de abril foi motivada principalmente pelo desempenho do índice de intenções atuais (correspondentes a 40% do cálculo total do índice). Elas ficaram 6,18% acima do resultado de março.

Apesar de mais otimistas, as pessoas entrevistadas em abril mostraram-se menos motivadas a comprar bens que não sejam de primeira necessidade. O percentual de pessoas que pensam em não comprar bens de maior valor cresceu de 48,74% em março para 52,02% em abril. O automóvel foi o item que apresentou maior retração na intenção de compra, passando de 10,11% para 6,47%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame