Economia

Agência dos EUA dobra investimento estrangeiro em energia solar

Em seu primeiro ano, governo Trump manteve política de investimento sustentável de Obama apesar de minimizar a ameaça do aquecimento global

EUA: instituição financeira internacional do governo emprestou mais de 630 milhões de dólares a projetos estrangeiros de energia em 2017 (Getty Images/Getty Images)

EUA: instituição financeira internacional do governo emprestou mais de 630 milhões de dólares a projetos estrangeiros de energia em 2017 (Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 13h42.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2018 às 13h43.

Los Angeles - O governo dos Estados Unidos dobrou seu apoio financeiro a projetos de energia solar no exterior no ano passado, sob a política de investimento sustentável redigida nos últimos dias do governo do ex-presidente Barack Obama, de acordo com uma análise da Reuters sobre documentos governamentais.

O crescente apoio dos EUA a projetos de energia solar no exterior ocorre apesar de uma investigação federal em curso sobre empréstimos externos ao setor.

Além disso, isso também aprofunda a confusão sobre a posição do presidente Donald Trump quanto ao apoio do governo às energias renováveis, pois seu governo minimiza a ameaça do aquecimento global e promove agressivamente o desenvolvimento de combustíveis fósseis.

A Overseas Private Investment Corporation (Opic), instituição financeira internacional do governo, emprestou mais de 630 milhões de dólares a projetos estrangeiros de energia em 2017, dos quais 90 por cento eram de energia solar, eólica ou outros empreendimentos de baixa emissão de carbono, segundo documentos.

Isso se compara a 797 milhões de dólares no financiamento total de energia da Opic em 2016, dos quais 61 por cento foram destinados à energia limpa.

Os empréstimos da agência a projetos solares duplicaram para mais de 250 milhões de dólares em 2017, sustentando empreendimentos na Índia, África e América Latina, de acordo com os registros.

A porta-voz da Casa Branca, Kelly Love, não respondeu aos pedidos de comentários.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEnergia renovávelEnergia solarEstados Unidos (EUA)Sustentabilidade

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame