Economia

Aécio promete votar emenda que dá autonomia ao BC

O presidente da Câmara, Aécio Neves, afirmou nesta quarta-feira (23/10) que incluirá na pauta de votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o artigo 192 da Constituição. Essa medida permitiria que o sistema financeiro seja regulado por diferentes leis complementares, abrindo espaço para a discussão do projeto de autonomia operacional do Banco Central. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

O presidente da Câmara, Aécio Neves, afirmou nesta quarta-feira (23/10) que incluirá na pauta de votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o artigo 192 da Constituição. Essa medida permitiria que o sistema financeiro seja regulado por diferentes leis complementares, abrindo espaço para a discussão do projeto de autonomia operacional do Banco Central. A afirmação de Aécio foi feita após reunião com as lideranças da Casa.

O PT tem se mostrado a favor da autonomia operacional do BC nos últimos dias. A PEC que trata do artigo 192 já foi aprovada no Senado e em comissões na Câmara e agora precisa ser votada duas vezes pelo plenário da Câmara, ambas votações exigindo o apoio de 3/5 dos parlamentares para aprovação. O mais provável é que apenas uma destas duas votações ocorra ainda em 2002, já que a pauta da Câmara está "bloqueada" por mais de 30 medidas provisórias, que têm prioridade sobre a PEC e que deverão levar cerca de três semanas para serem votadas.

Além disso, os parlamentares terão de votar o orçamento de 2003, cuja discussão inclui temas polêmicos como os reajustes do salário mínimo e dos salários do funcionalismo, verbas para emendas de parlamentares e manutenção da alíquota de 27,5% para o imposto de renda das pessoas físicas. Analistas acreditam que a formação de alianças para o próximo governo pode antecipar a disputa partidária pela indicação dos presidentes da Câmara e do Senado, que só serão escolhidos no início do ano que vem, e atrasar a votação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada