Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Seis visões sobre pirataria, contrabando e outras práticas ilegais

Seis especialistas e autoridades, de Geraldo Alckmin ao presidente da Souza Cruz, expõem suas visões sobre práticas ilegais que prejudicam o país

Modo escuro

Geraldo Alckmin: simplificar impostos e policiar as fronteiras para reduzir o contrabando (Flávio Santana/biofoto/Exame)

Geraldo Alckmin: simplificar impostos e policiar as fronteiras para reduzir o contrabando (Flávio Santana/biofoto/Exame)

G
Gabriela Ruic

Publicado em 24 de maio de 2018, 16h00.

Última atualização em 6 de dezembro de 2018, 12h34.

São Paulo – Em um momento no qual o Brasil debate a complexidade do seu sistema tributário, os danos causados pela chamada "economia cinza" (pirataria e outras práticas ilegais) impressionam: todos os anos, 15 setores perdem mais de 100 bilhões de reais e o governo perde quase 50 bilhões de reais em tributos sonegados.

Os impactos das práticas ilegais estão por todos os lados. No poder público, traduzem-se em menos dinheiro para áreas prioritárias como saúde e educação. Entre as empresas, acabam por colocar a competitividade e a inovação em xeque. Já na sociedade, deixam os consumidores à mercê de produtos de qualidade duvidosa, enquanto os frutos do comércio ilegal fortalecem a criminalidade.

Um aspecto em torno desse panorama é quase consenso entre especialistas: a complexidade da carga tributária brasileira favorece a sonegação fiscal. No entanto, os problemas causados pela pirataria são intricados. Os fatores que contribuem para o seu enraizamento são diversos e as soluções para o combate são complexas. E é por isso que o tema vem sendo debatido à exaustão, ainda mais em ano eleitoral.

Para elucidar essas questões, EXAME ouviu fontes de diferentes setores durante o EXAME Fórum: Combate à Ilegalidade, que aconteceu nesta quinta-feira, 24, em São Paulo. Veja o que disseram a seguir.

Geraldo Alckmin

Pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB e ex-governador de São Paulo

Edson Vismona

Presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e do Fórum Nacional Contra a Pirataria

https://www.youtube.com/watch?v=6edVBvXv9p0

Liel Miranda

Presidente da Souza Cruz

Marina Carvalho

Diretora presidente da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo

José Police Neto

Vereador da cidade de São Paulo

Oskar Metsavaht

Fundador e diretor criativo da Osklen

Últimas Notícias

ver mais
Preço médio da gasolina nos postos caiu 0,9%, para R$ 5,21 por litro, diz ANP
Economia

Preço médio da gasolina nos postos caiu 0,9%, para R$ 5,21 por litro, diz ANP

Há 9 horas
Galípolo não deve participar da próxima decisão do Copom
Economia

Galípolo não deve participar da próxima decisão do Copom

Há 14 horas
Campos Neto destaca surpresa positiva do PIB e emprego resiliente
Economia

Campos Neto destaca surpresa positiva do PIB e emprego resiliente

Há 15 horas
'Gasto é a gente pagar 13,75% de juros ao sistema financeiro desse País', diz Lula
Economia

'Gasto é a gente pagar 13,75% de juros ao sistema financeiro desse País', diz Lula

Há 16 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais