Economia

500 maiores empresas do Brasil lucram 1 048% mais em 2003

Lucro mais elevado ocorre apesar de queda no faturamento da elite corporativa do país, conclui anuário Melhores e Maiores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h24.

Em 2003, as 500 maiores empresas brasileiras lucraram 11,5 vezes mais do que em 2002, embora seu faturamento tenha caído 3,4%. Foram quase 21 bilhões de dólares de lucro (ante 1,8 bilhão de 2002), a partir de uma receita de 363 bilhões de dólares, como mostra o 31º anuário Melhores e Maiores, publicado pela revista EXAME. A edição chega às bancas nesta sexta-feira (2/7). O anuário classifica as 500 maiores empresas por faturamento e os melhores desempenhos por setor. A Gol, uma das 20 empresas classificadas como a melhor de seu setor (veja tabela abaixo), foi escolhida a Empresa do Ano.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1/7), em São Paulo. Dos 20 setores avaliados pelo anuário, quatro responderam por mais da metade da receita realizada pelas 500 maiores: Química e Petroquímica (com faturamento de 66 bilhões de dólares), Serviços Públicos (44 bilhões), Atacado e Comércio Exterior (43 bilhões) e Alimentos, Bebidas e Fumo (37 bilhões). Dez dos 20 maiores lucros de 2003 foram de empresas dos setores de Serviços Públicos e de Siderurgia e Metalurgia.

Elaboração

A partir de uma base de dados de mais de três mil demonstrações contábeis, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecaf/USP, parceira técnica de Melhores e Maiores desde 1996) elabora os rankings regionais e setoriais e a lista das 500 maiores empresas em atividade no país, por vendas. Em seguida, são identificadas a maior e a melhor companhia de cada um dos setores mais representativos da economia brasileira.

A publicação traz ainda as maiores empresas por patrimônio, as que mais cresceram, as mais rentáveis, as menos endividadas, as maiores empregadoras, as que saíram do vermelho, as que mais pagaram impostos e salários e as que produziram maior riqueza por empregado. Também são publicadas as listas dos 100 maiores grupos nacionais, os 50 maiores bancos, as 50 maiores seguradoras, as 50 maiores estatais, as 50 maiores do mundo digital e as 50 maiores empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços.

Neste ano a edição traz dois novos rankings: as empresas que fazem parte do anuário desde sua criação e as que figuram há 15 anos consecutivos.

Melhores e Maiores de 2004

Setor Melhores Maiores
Alimentos, Bebidas e Fumo Schincariol NE CBB/Ambev
Atacado e Comércio Exterior VCP Exportadora Petrobras Distribuidora
Automotivo Master Volkswagen
Comércio Varejista DPaschoal Pão de Açúcar
Confecções e Têxteis Grendene Vicunha
Construção Matec Engenharia Construtora Odebrecht
Eletroeletrônico Semp Toshiba AM Nokia
Farmacêutico, Higiene e Cosméticos Natura Unilever
Material de Construção Cauê Cimento Rio Branco
Mecânica Voith Paper Weg
Mineração MBR Vale do Rio Doce
Papel e Celulose Aracruz Celulose Klabin
Plásticos e Borracha Petroflex Pirelli Pneus
Química e Petroquímica Refap Petrobras
Serviços de TransporteGol Linhas Aéreas Varig
Serviços Diversos Redecard Credicard
Serviços Públicos Agip Eletropaulo Metropolitana
Siderurgia e Metalurgia Albras CSN
Tecnologia e Computação Serpro IBM
Telecomunicações Telegoiás Celular Telemar
Fonte: Exame Melhores e Maiores 2004
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi