Economia

100 dias de Lula misturam alívio e dúvida

O presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, disse que os 100 primeiros dias do governo Lula permitiram a coexistência de dois sentimentos paradoxais: alívio e dúvida. "O governo Lula está surpreendendo até mesmo os mais céticos dos brasileiros", disse Civita na abertura do primeiro EXAME Fórum, realizado na manhã desta segunda-feira em São Paulo. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

O presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, disse que os 100 primeiros dias do governo Lula permitiram a coexistência de dois sentimentos paradoxais: alívio e dúvida. "O governo Lula está surpreendendo até mesmo os mais céticos dos brasileiros", disse Civita na abertura do primeiro EXAME Fórum, realizado na manhã desta segunda-feira em São Paulo.

A vigorosa defesa das reformas, o combate à inflação, a própria modernização do pensamento dos dirigentes e o desempenho do ministério da Fazenda, conduzido pelo ministro Antonio Palocci, afirmou Civita, já permitiram que o país colhesse importantes frutos como a queda do risco Brasil e a valorização do Real. Mas, para Civita, a preocupação ainda está presente: "A situação externa está complicada e os reflexos disso no Brasil são incertos".

O governo brasileiro terá então de mostrar clareza e coerência na agenda e criar uma base sólida para que o país volte a crescer. Civita elencou três questões que considera fundamentais para a economia brasileira:

  • Quando haverá crédito de longo prazo acessível para as empresas?
  • Onde o empresariado pode encontrar capital para expandir?
  • Os juros vão atingir um nível que encorage alguém a fazer outra coisa além de emprestar para o governo?

    Na análise de Civita, se essas questões não forem resolvidas, "nós vamos continuar sobrevivendo a base de vôo de galinha", ou seja, voando poucos metros e tendo que fazer longas pausas. O auditório aguardava a resposta do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, às questões propostas por Civita.

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Economia

    Cidade de SP abriu 674 mil novas empresas entre 2021 e 2024 — e atraiu 69 mil, diz Nunes

    Reforma Tributária será sancionada com vetos em cerimônia no Planalto nesta quinta

    Haddad diz que vetos de Lula na regulamentação da Reforma Tributária serão 'questões técnicas'

    Haddad: governo avalia processar criminalmente quem divulga fake news sobre o Pix