Nasa suspende lançamento de nave à Lua por tempestade

No domingo, a equipe da Artemis 1 decidirá se devolve o foguete ao prédio de montagem
 (AFP/AFP)
(AFP/AFP)
A
AFP

Publicado em 24/09/2022 às 13:42.

Última atualização em 24/09/2022 às 17:47.

A Nasa cancelou o lançamento programado para terça-feira (27) da missão não tripulada à Lua Artemis 1 devido à tempestade tropical Ian, que deve se fortalecer à medida que se aproxima da Flórida.

"A Nasa está abandonando uma oportunidade de lançamento (...) enquanto observa a previsão associada à tempestade tropical Ian", anunciou a agência espacial americana neste sábado (24).

O Centro Nacional de Furacões (NHC) indicou que Ian vai se "intensificar rapidamente" no fim de semana, enquanto se move em direção à Flórida, sede do Centro Espacial Kennedy, de onde o foguete gigante SLS (Sistema de Lançamento Espacial) será lançado.

No domingo, a equipe da Artemis 1 decidirá se devolve o foguete ao prédio de montagem.

O SLS pode suportar rajadas de vento de até 137 quilômetros por hora. Mas se for guardado, perderá a janela de lançamento atual, que vai até 4 de outubro.

A próxima janela será de 17 a 31 de outubro, com possibilidade de decolar em qualquer dia, exceto entre 24 e 26 de outubro e 28 de outubro.

A missão Artemis 1 busca testar o SLS, que levará a cápsula Orion, que desta vez não será tripulada, exceto por manequins, em preparação para futuras viagens à Lua com humanos a bordo.

Uma missão bem-sucedida será um grande alívio para a Nasa após anos de atrasos e estouros de custos. Mas um revés adicional seria um golpe para a agência espacial, que teve que descartar duas tentativas anteriores de lançamento devido a falhas técnicas, incluindo um vazamento de combustível.

VEJA TAMBÉM: Terra se defende de colisão com asteroide nesta segunda; entenda ameaça