Ciência

Morre Mark Wainberg, pioneiro na pesquisa sobre a Aids

O pesquisador, de nacionalidade canadense, afogou-se em uma praia na Flórida na terça-feira

Mark Wainberg: ele e seus colegas identificaram um dos principais retrovírus usados no tratamento da infecção pelo HIV (STR/Arquivos/AFP)

Mark Wainberg: ele e seus colegas identificaram um dos principais retrovírus usados no tratamento da infecção pelo HIV (STR/Arquivos/AFP)

A

AFP

Publicado em 13 de abril de 2017 às 14h16.

Mark Wainberg, pioneiro na pesquisa sobre a Aids, morreu aos 71 anos, informou nesta quinta-feira a Unaids, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre este vírus.

O pesquisador, de nacionalidade canadense, afogou-se em uma praia na Flórida (Estados Unidos) na terça-feira.

Em um comunicado, a Unaids declarou estar "profundamente entristecida" pela morte do "pioneiro na pesquisa sobre a aids, Mark Wainberg".

"Este cientista de renome internacional era um pesquisador de ponta sobre a aids desde o início da epidemia", indicou o programa.

"Mark Wainberg era um gigante da ciência da aids, seu trabalho salvou milhões de vidas", disse Michel Sidibé, diretor executivo da Unaids.

Wainberg e seus colegas identificaram um dos principais retrovírus, o lamivudina, usado no tratamento da infecção pelo HIV.

Por sua vez, a Sociedade Internacional de combate à Aids (IAS), que Mark Wainberg presidiu entre 1998 e 2000, disse estar "comovida" com o falecimento de "um líder, um mentor, um amigo próximo de nossa equipe e de nossa comunidade".

"Perdemos um dos mais determinados", declarou a presidente do IAS, Linda Gail Bekker.

Acompanhe tudo sobre:AidsMortes

Mais de Ciência

'Saquinho' de nicotina ganha adeptos para perda de peso

Usuários do Wegovy mantêm perda de peso por quatro anos, diz Novo Nordisk

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

AstraZeneca admite efeito colateral raro da vacina contra covid-19

Mais na Exame