Ciência

Japoneses descobrem traços de queda de meteorito na Terra

A descoberta pode ajudar a explicar uma extinção em massa que ocorreu na mesma época

Terra: 15% das espécies do planeta, principalmente mamíferos, foram extintos em circunstâncias até hoje misteriosas (Getty Images/Getty Images)

Terra: 15% das espécies do planeta, principalmente mamíferos, foram extintos em circunstâncias até hoje misteriosas (Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 10h29.

Uma equipe japonesa de pesquisa encontrou rastros de uma gigantesca queda de meteorito ocorrida há 11 milhões de anos no Oceano Pacífico. A descoberta pode ajudar a explicar uma extinção em massa que ocorreu na mesma época.

A equipe, que inclui pesquisadores da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e da Terra, já vinha observando o leito marinho ao largo da ilha de Minamitorishima em busca de recursos minerais.

Irídio, platina e outros elementos foram encontrados em níveis dezenas de vezes maiores que o normal, indicando um possível impacto de meteorito.

Quinze por cento das espécies da terra, principalmente mamíferos, foram extintos em circunstâncias até hoje misteriosas há 11,6 milhões de anos.

A equipe de pesquisa disse que é muito provável que o impacto de um meteorito de vários quilômetros de largura tenha levado à extinção em massa.

Acompanhe tudo sobre:JapãoMeteoritosPlaneta Terra

Mais de Ciência

Colisão de asteroides é flagrada pelo telescópio James Webb

Componente de protetores solarares encontrado em alimentos gera preocupação nos EUA

Nova promessa de tratamento para Alzheimer avança nos EUA. Como o medicamento funciona?

Por que uma dieta baseada em vegetais nem sempre é saudável?

Mais na Exame