Empresa de Elon Musk é escolhida para missão milionária da Nasa

A missão vai explorar 300 galáxias em busca de explicações sobre a criação do Universo
SpaceX: empresa de Elon Musk fornecerá serviços para o lançamento da missão (picture alliance / Colaborador/Getty Images)
SpaceX: empresa de Elon Musk fornecerá serviços para o lançamento da missão (picture alliance / Colaborador/Getty Images)
L
Laura Pancini

Publicado em 05/02/2021 às 11:58.

Última atualização em 17/02/2021 às 11:51.

A Nasa anunciou na última quinta-feira (04) que a empresa aeroespacial de Elon Musk, a SpaceX, foi escolhida para fornecer seus serviços na missão SPHEREx, cujo objetivo é explorar mais de 300 galáxias para entender as origens do Universo.

A missão astrofísica é planejada para durar dois anos e deve custar cerca de 98,9 milhões de dólares (por volta de 594 milhões de reais). A ideia é "pesquisar" o céu usando luz infravermelha, que, embora não seja visível ao olho humano, é uma "ferramenta poderosa" para responder as dúvidas referentes ao desenvolvimento das galáxias e surgimento do Universo.

A SPHEREx também irá atrás de água e moléculas orgânicas nos "berçários estrelares", regiões onde nascem as estrelas de gás e poeira, e também nos discos ao redor de estrelas, onde novos planetas podem estar em formação.

SphereX

Renderização do SPHEREx (Caltech / NASA/Reprodução)

"Os astrônomos usarão a missão para coletar dados em mais de 300 milhões de galáxias, bem como em mais de 100 milhões de estrelas em nossa própria galáxia, a Via Láctea", afirma a Nasa em comunicado.

Em 2019, o administrador associado da Diretoria de Missão Científica da Nasa, Thomas Zurbuchen, disse que uma futura missão "entregaria um mapa galáctico sem precedentes, contendo 'impressões digitais' dos primeiros momentos da história do Universo". Teria sido um spoiler da SPHEREx?

A Nasa está planejando o lançamento para junho de 2024 na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.