Acompanhe:

CFM publica novas regras para cirurgia bariátrica

O novo texto indica o procedimento para pacientes com IMC maior que 35kg/mg, e não mais acima de 40kg/m²

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Cirurgia bariátrica: o novo texto indica o procedimento para pacientes com IMC maior que 35kg/mg, e não mais acima de 40kg/m²
 (Divulgação/ Direitos Reservados / Ag. Brasil)

Cirurgia bariátrica: o novo texto indica o procedimento para pacientes com IMC maior que 35kg/mg, e não mais acima de 40kg/m² (Divulgação/ Direitos Reservados / Ag. Brasil)

L
Luci Ribeiro

Publicado em 13 de janeiro de 2016 às, 13h59.

Brasília - O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no Diário Oficial da União (DOU) resolução com mudanças nas regras para tratamento da obesidade mórbida por meio da cirurgia bariátrica.

O novo texto indica o procedimento para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35kg/mg, e não mais acima de 40kg/m², e para pacientes com IMC maior que 35kg/m² que também sejam portadores de comorbidades, doenças agravadas pelo sobrepeso e que melhoram quando a obesidade é tratada de forma eficaz.

A nova resolução do CFM aponta 21 doenças associadas à obesidade que podem levar a uma indicação da cirurgia, dentre elas depressão, disfunção erétil, hérnias discais, asma grave não controlada, diabetes, hipertensão, ovários policísticos.

As regras alteram o anexo da Resolução CFM 1.942/2010, que trazia como indicações para a cirurgia IMC acima de 40kg/m² ou IMC acima de 35kg/m², desde que portadores de comorbidades "tais como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, osteo-artrites e outras". A resolução publicada hoje amplia o rol dessas doenças.

O texto também faz mudanças relacionadas à idade mínima para a cirurgia. De modo geral, o procedimento é voltado para maiores de 18 anos. Antes, jovens entre 16 e 18 poderiam fazer a cirurgia, caso o risco-benefício fosse bem analisado.

Agora, de acordo com o CFM, além dessa análise e outras regras anteriores, devem ser observadas novas exigências, como a presença de um pediatra na equipe multiprofissional e a consolidação das cartilagens das epífises de crescimento dos punhos.

Para menores de 16 anos, a bariátrica só será permitida em caráter experimental e dentro dos protocolos do sistema Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep).

Pacientes com mais de 65 anos poderão fazer a cirurgia desde que respeitadas as condições gerais descritas na resolução e após avaliação do risco-benefício.

Últimas Notícias

Ver mais
Márcia Terra: não existe alimento certo e alimento errado
Um conteúdo Bússola

Márcia Terra: não existe alimento certo e alimento errado

Há um dia

Bolsonaro é internado em São Paulo e passa por bateria de exames
Brasil

Bolsonaro é internado em São Paulo e passa por bateria de exames

Há 2 dias

Por que a medicina alternativa Ayurveda está ressurgindo da Índia?
Mundo

Por que a medicina alternativa Ayurveda está ressurgindo da Índia?

Há 3 dias

CEO da Alliança renuncia e Isabella Tanure assume comando
Exame IN

CEO da Alliança renuncia e Isabella Tanure assume comando

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais