Conheça Tulio de Oliveira, brasileiro na lista dos mais influentes da Time

Responsável por sequenciar a variante ômicron do coronavírus, Oliveira já havia sido selecionado como um dos dez cientistas mais influentes de 2021 pela revista científica Nature

Tulio de Oliveira: sequenciou a ômicron, nova variante do coronavírus, junto com a sua equipe na Universidade de Kawa-Zulu-Natal, na África do Sul, e deu o alerta sobre suas dezenas de mutações. (Rogan Ward/Reprodução)

O renomado cientista brasileiro Tulio de Oliveira foi listado entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. A publicação divulgou a lista nesta segunda-feira, 23, os nomes do ranking de 2022.

Comandando o Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (Ceri) na África do Sul, onde vive desde 1997, Tulio ganhou notoriedade ao chefiar uma das equipes envolvidas na descoberta da variante ômicron do coronavírus país.

Assim, que obteve os dados, o pesquisador compartilhou o sequenciamento com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e deu celeridade na organização de uma contenção para a variante.

Oliveira já havia sido selecionado como um dos dez cientistas mais influentes de 2021 pela revista científica Nature. A seleção anual tem por objetivo destacar os indivíduos que mais contribuíram com a ciência.

Acompanhe tudo sobre:PesquisaPesquisas científicasRevista Time