Cientista brasileira cria xampu com cafeína para tratar a calvície

Jackeline Alecrim, cientista e professora, desenvolveu o xampu, em grande parte, com recursos próprios
Calvície: produto desenvolvido por cientista brasileira age contra a queda de cabelos (Reprodução/Thinkstock)
Calvície: produto desenvolvido por cientista brasileira age contra a queda de cabelos (Reprodução/Thinkstock)
M
Maria Eduarda Cury

Publicado em 28/01/2020 às 05:55.

Última atualização em 28/01/2020 às 11:11.

São Paulo - A calvície, que é a perda parcial ou total dos cabelos do couro cabeludo, afeta mais de 42 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Cabelo. Para trazer uma solução para o problema, a cientista Jackeline Alecrim desenvolveu um xampu com ativo de café que estimula o crescimento de cabelos na região onde for aplicado. Lançado em 2017, o produto recebeu o nome de "Caffeine's Therapy" e  utiliza extrato biotecnológico de café.

Em entrevista a EXAME, a cientista, formada no curso de farmácia pela Faculdade Pitágoras (Ipatinga, MG), comentou que a inspiração inicial para o produto foi o fato de existirem muitos artigos científicos sobre o uso benéfico do café no cabelo.

"A cafeína isolada sempre foi ressaltada como um ativo que beneficia o ciclo capilar. Ao invés de isolar a cafeína, fizemos o dermocosmético utilizando um extrato concentrado de café para aumentar a eficácia", explicou Jackeline.

Desenvolvido, em maior parte, com recursos próprios, o xampu foi a forma pensada pela facilidade de absorção que proporciona ao couro cabeludo. De acordo com Jackeline, os voluntários que participaram dos testes iniciais observaram melhorias no crescimento logo após o primeiro uso.

A cientista, que estudou o processo do produto por quatro anos, disse que é importante acertar a concentração do café. "Meus estudos demonstraram que, na concentração correta, o extrato que desenvolvemos teria eficácia muito maior do que o que existia no mercado. Por isso fomos o primeiro grupo de pesquisa a obter resultados significativos com a cafeína com ação beneficiada para o tratamento da alopecia [queda capilar]. Durante quatro anos de estudo, mais da metade deste tempo foi tentando encontrar a concentração ideal para estimular o efeito de crescimento capilar e combate a calvície, pois em concentração errada poderia promover a queda em vez do crescimento", disse a cientista.

Magic Science

(Magic Science/Divulgação)

O produto foi patenteado em 2017, e é vendido pela empresa criada por Jackeline, chamada Magic Science. A empresária e cientista informou que a empresa está aberta a realizar exportações do xampu, devido ao número crescente de clientes no exterior. O produto teve 100% de eficácia antiqueda nos testes exigidos pela Anvisa com redução da queda, estímulo no surgimento de novos fios e no crescimento capilar, algo único em todo o mundo”, declarou.

Para utilizar o produto, basta usar como um xampu comum e massagear a região de 3 a 5 minutos, enxaguando o local após o tempo determinado. O xampu é vendido no site oficial da empresa de Alecrim, por 124,90 reais, e em demais sites de revenda, com preços variando de 90 até 100 reais.

Veja Também

Buracos negros: a história por trás das fotos
ESG
Há 18 horas • 3 min de leitura

Buracos negros: a história por trás das fotos

Por que as pessoas amam tanto estourar espinhas?
Pop
Há 4 dias • 3 min de leitura

Por que as pessoas amam tanto estourar espinhas?

Cura do HIV: homem é o quarto paciente curado no mundo
Ciência
Há uma semana • 3 min de leitura

Cura do HIV: homem é o quarto paciente curado no mundo