Ciência

Chuva de meteoros atinge a Terra nesta semana; saiba como assistir

Chamada de Perseidas, a chuva ficará ainda mais forte entre as madrugadas dos dias 12 e 13 de agosto

Chuva de meteoros atinge a Terra nesta semana  (Petr Horálek/Reprodução)

Chuva de meteoros atinge a Terra nesta semana (Petr Horálek/Reprodução)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 10 de agosto de 2020 às 08h25.

Última atualização em 10 de agosto de 2020 às 16h50.

A Terra será agraciada por uma chuva de meteoros intensa nesta semana. Chamada de Perseidas, a chuva ficará ainda mais forte entre as madrugadas dos dias 12 e 13 de agosto no hemisfério Sul. Isso acontece porque, às vezes, o nosso planeta passa pela cauda de um cometa. Neste caso, do Swift-Tuttle.

Mas de onde vêm esses meteoros? Segundo a Nasa, em termos de direção no céu, a resposta é a constelação de Perseus. "É por isso que a chuva de meteoros é conhecida como Perseidas", explica a agência espacial em uma publicação em seu blog oficial.

Em termos de corpos, os meteoros das Perseidas vêm do Swift-Tuttle, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada 133 anos e, quando isso acontece, o cometa é aquecido e pequenas partículas radiantes acabam passando pela Terra.

A Nasa ainda afirma que a chuva de meteoros de 2020 pode ser "uma das melhores deste ano".

Perseidas, que já está passando pela Terra desde julho, ficará no céu terrestre até o dia 24 de agosto.

Como assistir à chuva de meteoros?

Quem está no hemisfério norte vai ter mais sorte do que os brasileiros, por exemplo. Isso porque, neste ano, a Lua estará na fase minguante gibosa, quando o satélite começa a perder a iluminação, mas ainda tem luz o suficiente para atrapalhar a chuva de meteoros --- uma vez que ambos estarão visíveis ao mesmo tempo e a Lua pode acabar (literalmente) minguando a vista da chuva de meteoros.

Por aqui, será possível observar cerca de 15 meteoros por hora, enquanto no norte da Terra será possível ver de 45 até 90 e o ápice da chuva será amanhã, no dia 11.

Apesar disso, a Nasa afirma que "a Perseidas é rica em meteoros brilhantes e bolas de fogo, então ainda valerá a pena sair bem cedo de manhã para ver alguns dos fogos de artifício da natureza".

A chuva de meteoros é melhor vista às 2 horas da manhã. Às 9 horas da noite, no entanto, já é possível ver um pouquinho de Perseidas no céu, embora de uma forma muito mais fraca. Para vê-los, não é preciso ter nenhum equipamento especial.

As recomendações da agência espacial americana são: deixar seus olhos se acostumarem ao escuro (o que pode levar cerca de 30 minutos) e não ficar usando o celular enquanto espera para ver os meteoros, uma vez que o brilho das telas pode afetar a visão noturna negativamente, o que reduzirá o número de meteoros vistos.

Se não der certo e não for possível ver a olho nu, a partir de amanhã a Nasa fará uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros em seu perfil no Facebook.

Clique e interaja com a imagem abaixo:

Acompanhe tudo sobre:Chuva de meteorosEspaçoEXAME-no-InstagramNasaPlaneta Terra

Mais de Ciência

Usuários do Wegovy mantêm perda de peso por quatro anos, diz Novo Nordisk

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

AstraZeneca admite efeito colateral raro da vacina contra covid-19

Aranhas em marte? Fenômeno cria 'aracnídeos' no planeta vermelho

Mais na Exame