20 frases de Carl Sagan para entender mais sobre a Terra, o espaço e a humanidade

"A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar", disse Sagan

Carl Sagan foi um dos maiores gênios da história da humanidade. Com títulos difíceis de ler em somente uma respiração (cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista), Sagan não teve medo de especular durante a sua carreira e conseguiu, como ninguém, explicar ciência aos mais leigos no assunto.

Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de Data Science e Python.

Foi Sagan que previu, como professor da universidade americana Harvard, que o efeito estufa fazia com que a atmosfera de Vênus se tornasse quente o suficiente para derreter chumbo. Ele também identificou as regiões escuras de Marte como planaltos e as mais claras como áreas afetadas por tempestades de poeira.

Em 1996, quatro anos antes da virada do século, Sagan morreu. Mas o seu conhecimento permanece vivo até hoje.

Confira 20 frases de Carl Sagan sobre a humanidade, a Terra e o espaço:

1. "Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."
  2. "Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso. Se um humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai achar outro como ele."
  3. "O universo não parece ser nem benevolente nem hostil, apenas indiferente."
  4. "Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você precisa, primeiro, inventar o universo."
  5. "A extinção é a regra. Sobreviver é uma exceção."
  6. "A falta de evidência não é uma evidência da ausência."
  7. "O cérebro é como um músculo. Quando está sendo usado, nos sentimos muito bem. O entendimento é prazeroso."
  8. "Somos os representantes do cosmos. Somos um exemplo do que o hidrogênio pode fazer com 15 bilhões de anos de evolução cósmica."
  9. "Quando você faz uma descoberta – mesmo se você for a última pessoa na Terra a ver a luz – você jamais vai se esquecer."
  10. "Nenhum outro planeta no sistema solar é uma boa casa para os seres humanos; temos esse mundo ou nada. Essa é uma percepção muito poderosa."
  11. "Temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar."
  12. "Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias."
  13. "Mesmo as estrelas, que parecem tão numerosas, são como areia, são como poeira – ou menos que poeira – na enormidade do espaço."
  14. "O limite entre o espaço e a Terra é puramente arbitrário. E eu provavelmente sempre estarei interessado nesse planeta – é o meu favorito."
  15. "A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar."
  16. "Somos feitos de poeira de estrelas. Nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer."
  17. "A imaginação muitas vezes nos leva a mundos que nunca sequer existiram. Mas sem ela não vamos a lugar algum."
  18. "A ciência não é somente compatível com a espiritualidade; ela é uma fonte profunda de espiritualidade."
  19. "Para pequenas criaturas como nós, a vastidão é suportável somente através do amor."
  20. "Somos como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre."