Casual

Jogos de Paris preveem 600 mil pessoas na cerimônia de abertura

"Será a primeira vez que as pessoas terão acesso gratuito à cerimônia de abertura, e não apenas em um estádio. Também será um evento popular", disse Estanguet em entrevista à Reuters

Corredor queniano Kipchoge posa para foto no pódio de maratona em Paris. (Sarah Meyssonnier/Reuters)

Corredor queniano Kipchoge posa para foto no pódio de maratona em Paris. (Sarah Meyssonnier/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 08h49.

Os organizadores da Olimpíada de Paris 2024 esperam que pelo menos 600 mil pessoas acompanhem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ao longo do Sena, conforme atletas e delegações navegarão pelo rio para dar início aos Jogos.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor 

Cerca de 160 barcos partirão em 26 de julho de Pont d'Austerlitz para uma jornada de seis quilômetros até a Pont d'Iena, em um evento que Tony Estanguet, chefe do comitê organizador, descreve como "único e espetacular".

"Estivemos trabalhando nisso nos últimos 12 meses, é o resultado de um esforço coletivo com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e todas as autoridades. Tem que ser espetacular", disse Estanguet em entrevista à Reuters.

"Será a primeira vez que as pessoas terão acesso gratuito à cerimônia de abertura, e não apenas em um estádio. Também será um evento popular."

Enquanto a parte inferior dos bancos será reservada para venda nas bilheterias, a parte superior será de livre acesso.

"Os Jogos são uma experiência única na vida. Queremos que as pessoas sintam isso. (Os barcos) passarão pelos marcos icônicos de Paris -- Notre Dame, os museus Orsay e Louvre, a Pont Neuf (a ponte mais antiga de Paris), a Pont Alexandre III, o Grand Palais, a Torre Eiffel", acrescentou Estanguet.

O projeto foi aprovado pelo COI no mês passado, e seu presidente, Thomas Bach, disse que todas as exigências de segurança serão atendidas.

Mais de Casual

Fantástica Fábrica de Coxinhas da Ofner produz artesanalmente 500 mil unidades por mês

Turismo de Luxo no Brasil: associação brasileira identifica tendências

Quanto custa se hospedar nos 10 melhores hotéis do Brasil

A busca pela xícara perfeita: o processo do café Nespresso

Mais na Exame