Copa do Mundo: conheça os classificados e quem pode garantir vaga

Nesta terça-feira serão definidas sete seleções que irão ao Qatar. Na quarta, serão decididas mais duas
 (Getty Images/Daniel Chesterton/Offside/Offside)
(Getty Images/Daniel Chesterton/Offside/Offside)
Por Agência O GloboPublicado em 29/03/2022 13:56 | Última atualização em 29/03/2022 13:56Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Nesta terça-feira serão definidos mais sete países que irão disputar a Copa do Mundo do Qatar. Eles se juntarão a outras 20 seleções que já se classificaram, entre eles, o próprio país anfitrião, que tem vaga garantida. Nesta quarta-feira, outros três países carimbam seus passaportes. Os últimos classificados só serão conhecidos em junho, quando acontecem as repescagens.

Veja aos países confirmados:

América do Sul:
Brasil, Argentina, Equador e Uruguai

Europa:

Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça

América Central e do Norte:
Canadá

Ásia:
Qatar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão

África:
Serão definidos nesta terça-feira

Classificatórias

Europa

Nesta terça-feira, a Europa conhece dois classificados para o Qatar. As 15h45 Portugal e Macedônia do Norte jogam no Porto. Enquanto a Polônia recebe a Suécia, em Chorzow.

Faltará apenas uma seleção. Por conta da Guerra na Ucrânia, a seleção do país adiou o seu confrontro contra a Escócia. A partida será em 10 de junho. Quem vencer jogará contra o País de Gales por uma vaga na Copa.

África

As seleções africanas que jogarão no Qatar serão conhecidas ainda nesta terça-feira. A partir das 14h, Senegal e Egito se enfrentam pelo jogo de volta. Os egípcios têm a vantagem, já que venceram a primeira partida, em Cairo, por 1 a 0. Nigéria e Gana também jogam no mesmo horário. O primeiro jogo foi 0 a 0.

As demais vagas começam a ser disputadas a partir das 16h30. Os confrontos são entre Argélia e Camarões; Marrocos e Congo; e Tunísia e Mali. As vantagens estão com Argélia, que venceu a primeira partida por 1 a 0; Marrocos, que empatou em 1 a 1 (na eliminatória africana o gol fora de casa conta como critério de desempate); e Tunísia, que ganhou a partida de ida por 1 a 0.

América do Norte e Central

Na quarta-feira será a vez de duas seleções da Concacaf se garantirem no mundial. Há, no entanto, três seleções no páreo: Estados Unidos, México e Costa Rica. Quem ficar em quarto lugar irá para a repescagem.

Repescagem

As repescagens, que acontecem em junho, confirmarão mais duas seleções na Copa. Disputam a quarta colocada da Concacaf; o quinto da Conmebol (Peru, Chile ou Colômbia); o quinto colocado da Ásia (Austrália, China ou Omã) e o campeão da Oceania (Nova Zelândia ou Ilhas Salomão, que jogam na quarta-feira).

Os confrontos serão os seguintes: representante da Ásia contra o da América do Sul. E o da Concacaf jogará contra a seleção da Oceania.