Conheça 7 poltronas para completar a decoração de casas e apartamentos

Conheça os modelos ideais para diferentes ambientes, além das opções se adequam a cada necessidade, e saiba como acertar na escolha da sua decoração
As poltronas decorativas trazem beleza, conforto e personalidade para a decoração (GoUp Arquitetura/Reprodução)
As poltronas decorativas trazem beleza, conforto e personalidade para a decoração (GoUp Arquitetura/Reprodução)
V
Viva Decora*Publicado em 12/11/2022 às 08:30.

É verdade que as poltronas podem trazer beleza, conforto e personalidade para sua decoração. E não faltam opções no mercado, que vão desde versões feitas de madeira até opções modernos com base giratória e revestimento com estampa. Mas, afinal, como acertar no modelo ideal para o meu ambiente?

Para começar, é importante levar em consideração o espaço disponível no ambiente antes de escolher uma nova poltrona decorativa e, por isso, o primeiro passo é tirar todas as medidas do cômodo para avaliar se o modelo escolhido pode atrapalhar a circulação das pessoas.

Outro ponto diz respeito à funcionalidade da poltrona: a ideia é aproveitar o recurso para oferecer mais espaço para convidados sentarem ou será apenas para garantir mais bem-estar no dia a dia – como é o caso das poltronas com puff? E também vale considerar se a poltrona combina com a decoração.

Conheça 7 modelos de poltronas que podem fazer parte da sua decoração

Poltronas decorativa fixa

As poltronas decorativas com acabamento verde trazem um toque de sofisticação para a sala de estar (Estudio DC55/Reprodução)

A poltrona decorativa fixa é o modelo mais procurado pelo público. Esse modelo de poltrona possui estrutura estática, ou seja, não se move como a poltrona giratória. No ambiente, essas poltronas decorativas assumem a função de delimitar o espaço da sala de estar, além de acomodar moradores e visitantes.

Poltrona decorativa giratória

A poltrona decorativa giratória traz um toque moderno e descolado ao ambiente (Marcelo Bastos/Reprodução)

A poltrona decorativa giratória traz um toque mais moderno e descolado para o ambiente. Além disso, esse modelo se mostra eficiente na decoração de ambientes integrados, como é o caso de sala de estar e sala de jantar que se conectam. Neste layout de ambiente, as mesmas pessoas que estão sentadas em um ambiente podem virar para o outro.

Poltrona decorativa com puff

A poltrona decorativa com puff oferece ainda mais bem-estar para quem desfruta da sala (Rodrigo Fonseca/Reprodução)

Para quem deseja agregar ainda mais conforto na sala de estar, a dica é apostar nos modelos de poltrona decorativa com puff. Afinal, os puffs oferecem mais bem-estar ao poder esticar as pernas enquanto está sentado na poltrona. Além disso, os puffs, por sua vez, podem ser usados para somar mais assentos no ambiente.

Poltrona decorativa de balanço

A poltrona decorativa de balanço traz estilo e personalidade para o ambiente (Casa de Valentina/Reprodução)

A poltrona decorativa de balanço – que antes se limitava a complementar projetos de quarto de bebê e para garantir momentos mais confortáveis durante as amamentações – passaram a ser usadas com mais frequência em projetos de sala de estar, trazendo estilo e personalidade para o ambiente.

Poltrona decorativa de madeira

A poltrona decorativa de madeira é neutra, versátil e atemporal (Studio Eloy e Freitas Arquitetura/Reprodução)

A poltrona decorativa de madeira, assim como as versões com acabamento em fibras naturais, são perfeitas para compor diferentes propostas decorativas, indo das mais rústicas até aqueles que seguem uma pegada mais industrial. Isso porque, a madeira é uma elemento neutro, versátil, atemporal e que transmite aconchego no ambiente decorado. 

Poltrona decorativa lisa

Para uma decoração mais clean aposte em poltronas decorativas com cores claras e neutras (Espaço do Traço Arquitetura/Reprodução)

A poltrona decorativa lisa consiste em um modelo um pouco mais discreto quando comparado às versões  estampadas. Para um projeto mais clean, você pode optar pelos modelos de poltrona em cores neutras, como branco, off-white, bege e cinza-claro. Se a ideia for um ambiente descolado, há opções de revestimento colorido.

Poltrona decorativa estampada

A poltrona decorativa estampada cria um ponto de destaque na sala de estar (Marilia Veiga Interiores/Reprodução)

Se a ideia é criar um ponto de destaque na sala de estar, faça uso de uma ou mais poltronas decorativas estampadas. No entanto, as estampas e cores das poltronas devem conversar diretamente com os outros móveis e itens do ambiente, de forma que se crie uma atmosfera harmoniosa, sem sobrecarregar a decoração.

Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora.

Conheça a newsletter da Casual EXAME, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.