15 homens altamente estilosos dos últimos 50 anos
Confira alguns dos famosos que, mesmo sem seguir à risca todas as tendências da moda, esbanjam estilo e personalidade
Da Redação
Publicado em 17 de março de 2012 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.
São Paulo - Clássico e discreto na maneira de vestir, o ator George Clooney chama atenção por sua elegância. Nos ternos e roupas sociais, ele não abusa das cores, recorrendo na maioria das vezes ao preto ou ao cinza, em looks monocromáticos e com corte ajustado. Na moda , o menor risco parece ser, para ele, a melhor opção. Tanto que o estilista Giorgio Armani já afirmou que Clooney consegue fazer qualquer terno parecer “simplesmente fantástico”.
Nos anos 50, antes de se tornar o mafioso mais importante do cinema, em “O Poderoso Chefão” (1972), Marlon Brando era adepto do estilo rebelde. Seus trajes eram marcados pela calça jeans ajustada, camiseta branca, jaqueta de couro e botinas também de couro. O jeito jovem deu lugar, nos anos 60, a uma composição, digamos, mais “madura” de terno e gravata, como um Corleone deve ser.
Com um estilo urbano e despojado, o ator Brad Pitt consegue ser elegante mesmo deixando propositalmente alguns detalhes para trás. O homem considerado o mais atraente do mundo costuma usar gravatas mais frouxas quando está de terno ou deixar a gola da camisa desabotoada. O desleixo muito bem calculado somado aos óculos escuros, usados muitas vezes de dia e de noite, fazem dele um dos homens mais estilosos da atualidade.
Sóbrio, elegante e sem se prender às últimas tendências da moda, o ator brasileiro Rodrigo Santoro se destaca quando se fala em estilo. Calça jeans e camiseta não são parte exclusiva de seu figurino. Suas roupas costumam ser tradicionais, como terno com colete e sem gravata ou blazers sobre camisas de botão. As cores também são discretas, passando mais pelo cinza, preto, branco e azul-marinho.
O estilo de Bob Dylan não se manteve igual desde o início de sua carreira, nos anos 60, mas isso não significa que suas roupas não foram coerentes com sua personalidade e sua música. Chapéu, calça jeans denim, camisa de botão, jaqueta, blazer e colete passaram pelo guarda-roupa do músico e ainda são sua marca, assim como os óculos escuros e o cabelo volumoso e despenteado. Até mesmo o alter-ego masculino da cantora Lady Gaga, Jo Calderone (que estampa a capa do álbum “Yoü and I”), pareceu ter sido inspirado no estilo do jovem Dylan.
Camisetas de malha, regatas, jaquetas, blazers, jeans e tênis são itens bastante usados pelo ator brasileiro Cauã Reymond, considerado um dos mais estilosos do Brasil. Mas sua elegância não fica apenas no casual. Os modelos escolhidos para festas mais formais também não costumam ser equivocados, com ternos ajustados e em cores tradicionais como preto e branco.
Por mais de 10 anos, o fundador da Apple Steve Jobs usou, em público, praticamente a mesma combinação de roupas. Calça jeans, camisa preta de mangas compridas e gola alta, tênis e os óculos redondos de aro fino se tornaram seu figurino oficial desde que abandonou o terno e a gravata. Essa espécie de “uniforme” se tornou uma marca para ele, que lançou moda no mundo da tecnologia.
O topete é inconfundível. As costeletas, também. Mesmo com uma nítida mudança ao longo do tempo no estilo do Rei do Rock Elvis Presley, pelos menos esses dois elementos se mantiveram presentes – e em crescimento – até a morte do cantor, em 1977. Seu jeito de vestir-se incluiu ternos, camisetas coladas, blusas de gola rolê e macacões que marcaram o final de sua carreira, numa aparente transição do bom moço do sul para o “bad boy” do rock.
Simples, porém marcante. Assim pode ser definido o estilo de Al-Hajj Malik El-Habazz, mais conhecido como Malcom X. Seu estilo era composto basicamente por terno, gravata fina e óculos com o aro mais grosso no lado superior. Um modelo sóbrio que não apresentava interferência em seu discurso de reivindicações pelos direitos dos negros.
O cabelo longo e armado, o visual andrógino e roqueiro são alguns dos elementos que fizeram de David Bowie não apenas um ícone da música. Com performances que inspiraram grandes nomes da atualidade, como a diva Madonna, Bowie adotou um estilo impactante. Mesmo hoje, com roupas bem mais sóbrias do que na época em que estampava um raio desenhado em seu rosto, seus modelos ainda têm muita personalidade e, entre outras peças, incluem calças justas e gravata bem fina.
Não por acaso, Ryan Gosling foi considerado por várias publicações como o homem mais bem vestido de 2011. Usando trajes casuais ou mais formais, o ator acerta ao usar peças ajustadas, favorecidas pelo seu corpo magro. Os sapatos tipo mocassim deram um toque especial aos trajes usados por ele nas várias premiações e lançamentos dos quais participou no ano passado.
O jeito intelectual introvertido do cineasta Woody Allen se transparece em sua maneira de se vestir, dando a ele um estilo próprio e original. Suas roupas mudaram pouco ao longo dos anos, sempre usando trajes sociais com a mistura garantida de tweed e veludo. Mas, quando se trata de moda, são os óculos arredondados de aro grosso que dão o toque especial ao diretor.
Depois de ser um desastre da moda quando ainda era integrante da “boy band” N’Sync, Justin Timberlake se recriou quando se trata de roupas. No lugar das peças exageradamente coloridas e largas, o cantor (e ator) adotou peças mais justas, elegantes e com cores mais sóbrias. Inspirado no estilo de Johnny Cash, Frank Sinatra e o jovem Elvis Presley, Timberlake passou a usar ternos mais justos, de alfaiataria, com direito a colete e gravata fina. Esse espírito clássico é mesclado com peças mais modernas e descoladas, como tênis, jaquetas e jeans.
O jogador de futebol David Beckham inaugurou o conceito de metrossexual com sua vaidade incomum entre a maioria dos homens. Suas tatuagens, o cabelo sempre arrumado e os cuidados com pele e unhas são alguns dos pontos que hoje definem o estilo urbano e moderno do jogador inglês. No que diz respeito a roupas, ele se mostra bastante versátil, usando diversos tipos de peças, mas tudo com muito conforto.
Muitas vezes recorrendo a modelos totalmente pretos ou de tons escuros, o ator Al Pacino costuma investir na jaqueta de couro preta e em sobreposições de blazer, camisa social e camiseta. Entre os acessórios, é comum vê-lo usar longos colares ou echarpes em tons parecidos com o resto do traje, além, claro, dos óculos escuros.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025