Você recomendaria seu trabalho a um amigo? Conheça a área que promete empregos mais felizes
Três em cada quatro pessoas querem trocar de emprego neste ano. O motivo? Estão insatisfeitos; descubra como não fazer parte dessa estatística
Content Writer
Publicado em 12 de janeiro de 2024 às 17h40.
Última atualização em 12 de janeiro de 2024 às 17h42.
“Sua opinião é muito importante para nós”. Quantas vezes você já se deparou com essa afirmação na caixa de e-mail? Provavelmente, várias – e não é à toa. Uma pesquisa realizada pela agência Conversion mostra que 65% dos entrevistados consideram que a avaliação positiva de outros compradores as fazem gostar mais de uma marca.
Uma boa experiência de compra ou serviço torna os clientes em promotores da marca, o que é muito positivo para a reputação e aumento de lucro do negócio. Internamente, a opinião dos funcionários também não deveria ter o mesmo peso?
Considerando que os c olaboradores são um dos ativos mais importantes das empresas, é fundamental que eles se sintam satisfeitos em pertencer à organização. No entanto, a realidade é outra.
Uma pesquisa do site Empregos mostra que 81,1% dos profissionais estão insatisfeitos com o trabalho atual. O mesmo documento também mostra que três em cada quatro pessoas querem trocar de emprego neste ano.
A boa notícia é que, na contramão dessa realidade, a carreira em ESG pode ser uma alternativa interessante. Entenda abaixo.
ESG, cultura empresarial e a felicidade dos colaboradores
Um estudo da startup Humanizadas mostra que 85% dos colaboradores de companhias ESG estão satisfeitos com suas posições e recomendam seus trabalhos atuais. Mas o que essas empresas proporcionam aos seus funcionários que as outras não? Listamos as principais iniciativas.
- Possibilidade de um trabalho com propósito: a consciência de que as atividades executadas em cargos ESG oferecem a oportunidade dos profissionais liderarem iniciativas que moldarão o futuro da comunidade que vivem, da empresa que trabalham e do planeta.
- Cultura organizacional inclusiva: ambientes diversos (uma das preocupações das empresas comprometidas com as diretrizes ESG) abrem um leque de oportunidades para a criatividade e soluções inovadoras, além de promover um ambiente emocionalmente seguro e representativo.
- Priorização do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: cada vez mais surgem movimentos como o Quiet Quitting em resposta à busca pelo equilíbrio entre a rotina no trabalho e na vida pessoal. Neste sentido, empresas preocupadas com a saúde mental dos funcionários e que oferecem licença parental estendida, férias flexíveis e horários de trabalho adaptáveis se tornam mais atrativas, principalmente para a Geração Z.
- Inovação e desafios intelectuais: muitos projetos ESG envolvem encontrar soluções inovadoras para desafios ambientais e sociais. O ambiente de trabalho estimulante e a oportunidade de enfrentar desafios intelectuais podem contribuir para a satisfação profissional.
Mas,afinal, como fazer parte do grupo de pessoas satisfeitas com o trabalho?
Diante deste cenário, começar uma carreira em ESG pode ser o primeiro passo para integrar o grupo de profissionais que encontraram realização em suas atividades. Se é esse o futuro que você espera para a sua carreira, que tal unir o seu desejo com o conhecimento que a EXAME pode te oferecer?
Conheça e participe do Workshop ESG: Carreira & Impacto , promovido pela EXAME, e veja como seu próximo emprego pode reunir propósito, felicidade e ótimas remunerações.
Em quatro aulas online de até 1h, entre os dias 15 e 23 de janeiro, você vai aprender:
- Por que os olhos do mundo estão voltados para ESG
- As 4 habilidades do profissional ESG
- Onde atuar com ESG?
- Sua rota de sucesso em ESG
O treinamento será ministrado pela diretora de ESG da EXAME, Renata Faber, e no último encontro ela irá compartilhar como escalou sua carreira de analista para diretora de ESG, tirar dúvidas sobre o tema e muito mais. Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME