Carreira

Um guia para encarar a 1ª fase do exame da OAB

Primeira fase da 13ª edição do Exame de Ordem acontece no próximo dia 13 de abril; veja como se preparar

menino estudando (Getty Images)

menino estudando (Getty Images)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 28 de abril de 2014 às 07h59.

São Paulo – Faltam exatamente 30 dias para primeira fase da 13ª edição do Exame de Ordem, ou o popularmente chamado exame da OAB.

A prova objetiva, que acontece no próximo dia 13 de abril, terá 80 questões sobre temas abordados nas disciplinas obrigatórias do curso de Direito.

Para quem vai encarar esta etapa, agora é hora de revisitar os conteúdos estudados ao longo de toda a graduação. “O exame da OAB é um batismo necessário para quem se forma em Direito”, afirma o professor Nestor Távora, professor da LFG, que mantém um curso voltado para a reta final da prova

Ou seja, não dá para encarar os próximos dias como a salvação para possíveis lacunas de formação. Foque no treinamento e revisão. Veja algumas dicas para fazer isso: 

Foque no que é mais pedido

Nas próximas quatro semanas, priorize os assuntos que são mais demandados historicamente na prova. O professor da LFG fez uma análise das últimas edições do exane e chegou aos seguintes números:

Disciplinas Número de questões
Ética 10
Filosofia do Direito 2
Direito Constitucional 7
Direitos Humanos 3
Direito Internacional 2
Direito Tributário 4
Direito Administrativo 6
Direito Ambiental 2
Direito Civil 7
Estatuto da Criança e do Adolescente 2
Direito do Consumidor 2
Direito Empresarial 5
Processo Civil 6
Direito Penal 6
Processo Penal 5
Direito do Trabalho 6
Processo Trabalho 5

Com isso em mente, estude, ao menos, quatro disciplinas por semana. Selecione-as segundo importância e afinidade. Em outros termos, comece pelas que você gosta mais e que são mais importantes.


No dia 11 de abril, a última sexta-feira antes da prova, foque na leitura do Código de Ética e Disciplina da OAB, sugere Távora. “Leia umas duas ou três vezes”, aconselha. 

Faça simulados

Nesta etapa, resolver simulados é fundamental. Além de servir como um termômetro de como estão seus conhecimentos, fazer a prova sob as mesmas condições que irá enfrentar no dia D serve como treino para use corpo e emocional. 

Por isso, “não seja complacente consigo mesmo”, diz o professor. Vá para um lugar calmo e solucione as questões durante o tempo proposto pela banca – sem interrupções.

A partir desta sexta, EXAME.com disponibilizará simulados da primeira fase todas as semanas até o dia da prova. Acompanhe.

Aprimore a maneira de raciocinar

Nos próximos dias, não caia na tentação (e no desespero) de tentar aprender conceitos jamais estudados. Agora, é hora de revisar e treinar seu raciocínio para o estilo da prova, que é organizado pela FGV.

“Em um mês não tem como fazer milagre. O que dá para fazer é aprimorar a maneira de pensar, revisitar o conteúdo com um olhar mais clínico e fazer um treinamento comportamental”, afirma o especialista. 

Mais de Carreira

Veja 6 estratégias essenciais para empreender no Brasil, segundo o treinador Bernardinho

Da roça para Paris: a história inspiradora do atleta “Maranhão” que irá disputar as Olimpíadas

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Mais na Exame