Carreira
Acompanhe:

Qual o impacto da transformação digital para sua carreira - e como se preparar?

Qual a sua proximidade com a transformação digital? Profissionais de várias áreas vêm perdendo oportunidades gigantescas por ignorar essa nova necessidade do mercado de trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Samba Digital, 62,5% das empresas entrevistadas pretendem investir até 30% do faturamento em processos de digitalização (Bússola/Reprodução)

De acordo com uma pesquisa realizada pela Samba Digital, 62,5% das empresas entrevistadas pretendem investir até 30% do faturamento em processos de digitalização (Bússola/Reprodução)

F
Future Dojo

12 de janeiro de 2023, 18h44

Qual a sua proximidade com a transformação digital? Esse é um tema que vem afetando cada vez mais as empresas, o problema é que poucas pessoas pensam em como isso pode afetar elas mesmas - e vem perdendo oportunidades gigantes de crescer profissionalmente.

Ao longo dessa matéria, você vai entender como a transformação digital pode afetar - de forma positiva - sua carreira. E além disso, vai entender porque a melhor hora para pensar nisso é agora. Mas antes, você precisa entender o cenário da transformação digital no Brasil.

A conta é simples, quanto mais madura a empresa for em relação ao digital, mais ela consegue se impor em seu mercado. Veja um exemplo a seguir:

Pesquisas mostram impacto gritante transformação digital no Brasil

Para descobrir o desempenho das empresas brasileiras, a McKinsey realizou uma pesquisa junto a 164 empresas, que indicaram:

  • Os líderes adeptos à transformação digital crescem 5 vezes mais que os demais;
  • A digitalização acelera a maturidade digital dos negócios, tornando praticamente impossível acompanhá-los;
  • Você ganha inclusive vantagens para lidar com desafios recorrentes, como a clareza de papéis na estrutura organizacional, a capacidade de experimentação e a qualidade da jornada do cliente.

Mas apesar disso, o país enfrenta dificuldades na digitalização - a solução pode ser você

Uma pesquisa da Samba Digital apontou que 62,5% das empresas entrevistadas pretendem investir até 30% do faturamento em processos de digitalização.

Mas essas empresas enfrentam algumas barreiras organizacionais. Segundo alguns entrevistados, a transformação digital ainda enfrenta:

- Pouca iniciativa para as mudanças;

- Barreiras da cultura da empresa;

- Dificuldades técnicas;

- Falta de investimentos;

- Vulnerabilidade na segurança digital;

- Conseguir parcerias estratégicas para a transformação.

A solução para esses problemas está - principalmente - dentro das soft skills. O que você pode aprender com isso é que as empresas precisam cada vez mais de profissionais e líderes inovadores. 

Em uma masterclass gratuita da Future Dojo, Marina Almeida (responsável por criar e liderar o Innovation Lab Natura &Co Latam) compartilha 7 níveis de consciência organizacional.

E mostra que quando você aprende a se tornar uma liderança inovadora, você se torna um líder influente em praticamente qualquer empresa. E o melhor é que isso acontece mesmo que você ainda não esteja em um cargo de liderança, porque agora você tem o que a maioria das empresas no Brasil mais precisa: Soft e Hard Skills para liderar em momentos de riscos e incertezas.

Essa habilidade de inovação ajuda mesmo para times que enfrentam uma baixa de investimentos por parte de seus diretores, por exemplo. Pois um líder inovador, aprende a mudar toda uma cultura da empresa.

Assim, aquilo que podemos chamar de “anticorpos” ou principais inimigos da inovação, não só acabam, como passam a dar cada vez mais força para essa transformação que estamos falando.

Se você quiser conferir a masterclass gratuitamente, você pode clicar aqui ou no link abaixo:

Quero me tornar uma liderança inovadora