Para incentivar o bem-estar, esta empresa concede folgas para os funcionários nos meses sem feriado

Notando que o time necessitava de mais dias de descanso, a farmacêutica Astellas Farma resolveu dar folgas programadas para o time de 200 pessoas
Escritório da Astellas: empresa farmacêutica também estendeu horário de almoço dos times (Astellas/Divulgação)
Escritório da Astellas: empresa farmacêutica também estendeu horário de almoço dos times (Astellas/Divulgação)
L
Luciana Lima

Publicado em 09/07/2022 às 11:00.

Última atualização em 14/07/2022 às 18:02.

Desde o começo da pandemia, quando o trabalho invadiu a casa de muita gente, o número de casos de burnout explodiu mundo afora. Dados de uma pesquisa do Grupo Adecco apontam que 38% das pessoas sofreram com o esgotamento crônico ao longo de 2021.

VEJA TAMBÉM

De olho nesse cenário, a Astellas, empresa farmacêutica de origem japonesa, que emprega 200 pessoas no Brasil, resolveu conceder folgas aos funcionários. Ao todo serão três dias de descanso por ano, com datas pré-definidas.

"Escolhemos como critério os meses em que não há feriado porque, geralmente, já emendamos as pontes, então, seria períodos que as pessoas precisariam mais desse respiro", diz Lais Mastantuono, diretora de RH da Astellas Farma Brasil, localizada em São Paulo. 

A executiva conta que as folgas já haviam sido concedidas no ano passado quando, após conversas com o time, a companhia notou que os funcionários relatavam estar exaustos.

"Para esse ano, porém, resolvemos institucionalizar a prática, garantindo que as pessoas consigam se planejar melhor e utilizar esses dias para viajar, por exemplo", diz Laís.

A empresa também estendeu o horário de almoço dos funcionários para 1h30 e criou um programa de bem-estar para os funcionários, com teleorientação 24h por meio do suporte da consultoria Aon. Fora isso, passou a realizar aulas de meditação, de alongamento e oferecer um coaching esportivo e de nutrição.

"Acredito que essas e outras ações foram algumas das responsáveis pelos nossos resultados. No ano passado, nossa companhia cresceu dois dígitos mesmo em meio à pandemia", diz a executiva.

"Vamos manter o programa de forma indefinida e utilizar os Open Talks, reuniões periódicas entre o time e o CEO, para colher insumos e continuar pensando em novas iniciativas", completa Laís.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.