Acompanhe:
seloCarreira

Nada de terras, sementes e tratores: veja 3 habilidades essenciais para trabalhar no agronegócio

Série gratuita da EXAME ensina como entrar para o setor que representa um terço da economia brasileira e está em busca de profissionais

Modo escuro

Continua após a publicidade
Agricultura digital: tecnologia e inovação são inseridas no agronegócio brasileiro e mundial (Nastasic/Getty Images)

Agricultura digital: tecnologia e inovação são inseridas no agronegócio brasileiro e mundial (Nastasic/Getty Images)

Terras, sementes e tratores. Esses são os insumos comuns quando se pensa na produção do agronegócio. Mas engana-se quem acha que basta entender de agricultura e clima para ter sucesso no agro hoje em dia.

O setor tem passado por uma grande revolução digital e tecnológica, e a presença de drones, robôs e inteligência artificial já é uma realidade no dia a dia das fazendas e produções agrícolas brasileiras.

Veja como se tornar o profissional que está implementando a tecnologia no campo e é buscado por grandes empresas do agronegócio.

O Brasil, inclusive, já é um dos países mais avançados quando o assunto é a digitalização e a sustentabilidade da agricultura. De acordo com uma pesquisa da consultoria global McKinsey, cerca de 40% dos agricultores brasileiros já são digitalizados.

O levantamento também aponta que os brasileiros estão mais avançados na adoção de práticas sustentáveis de agricultura. Enquanto a penetração do modelo nos Estados Unidos é de 50%, por aqui chega aos 80% no plantio direto.

Agronegócio digital e sustentável: qual é a importância?

A liderança do Brasil na revolução agrícola se destaca principalmente porque o setor busca otimizar a produção para ser mais eficiente ao mesmo tempo em que minimiza os impactos ambientais.

Além do aumento de lucros, esta busca também está relacionada à demanda global por alimentos e à capacidade de produção do agronegócio. Em 2022, a população global total era de 7,8 bilhões de pessoas. Enquanto isso, anualmente são produzidos 3,8 bilhões de toneladas de alimentos.

Mas o que preocupa é a projeção para os próximos anos. Dados da instituição global de pesquisa WRI (World Resources Institute), apontam que o mundo precisa aumentar em 60% sua produção de alimentos para suprir 10 bilhões de pessoas até 2050.

Apesar da necessidade de aumentar a produção, o espaço físico disponível para o cultivo agrícola e pecuário é limitado. Nesse cenário, a única solução possível é otimizar a produção. É aqui que entram os projetos e ferramentas de inovação e tecnologia.

Robôs contadores de laranjas, algoritmos que controlam o uso de agrotóxicos, fazenda rosa e agricultura vertical são alguns dos exemplos de novidades que já estão em uso no agronegócio nacional. E há espaço para muito mais.

Não à toa, o chamado Agtech Valley (polo tecnológico focado no agronegócio localizado em Piracicaba, interior de São Paulo) tem reunido cada vez mais startups do agronegócio. A região ficou conhecida como o Vale do Silício da Agricultura Tropical.

Segundo o levantamento Radar Agtech Brasil, produzido pela Embrapa, haviam mais de 1700 Agtechs no país em 2022, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Nos próximos anos, as oportunidades no agronegócio tendem a aumentar ainda mais com a chegada de tecnologias como 5G, inteligência artificial e robôs autônomos ao campo.

Aprenda a utilizar as tecnologias que aumentam a lucratividade do campo para construir uma carreira de sucesso no Agronegócio. Clique aqui e saiba mais.

Profissionais do novo Agronegócio

Mas, para que as inovações continuem avançando no agronegócio, são necessários profissionais que entendam do setor e saibam como otimizar a produção com foco em eficiência e sustentabilidade.

É por isso que empresas multinacionais e startups bilionárias estão em busca de um profissional que saiba conectar o campo à tecnologia para fazer essa revolução acontecer.

Esse profissional é chamado de Agro Digital Manager, e é o responsável pela implementação de projetos digitais em propriedades agrícolas.

As principais atribuições do Agro Digital Manager são identificar e mapear os problemas do campo e coordenar times em busca da solução para necessidades de produtores agrícolas e de todos os stakeholders do agronegócio.

A função principal desse profissional é comandar a implementação de projetos de tecnologia em negócios do agro. O essencial é entender quais são as principais dores do produtor rural hoje e fazer essa ponte com as soluções tecnológicas.

Quer entender melhor como se tornar um Agro Digital Manager? Participe do treinamento gratuito da EXAME com direito a certificado. Saiba mais.

Habilidades necessárias para um Agro Digital Manager

As principais habilidades que esse novo profissional do agronegócio precisa dominar são divididas em três pilares:

1 - Agronegócio

O Agro Digital Manager é um conhecedor da dinâmica do agronegócio no Brasil e no mundo e sabe como aproveitar as novas tecnologias para entregar melhores resultados.

Ele domina todas as etapas da cadeia produtiva, do fornecimento de insumo até a entrega para o consumidor final. Também consegue identificar os gargalos que estão impedindo o crescimento de um negócio.

Por isso, ele também tem que estar atento às soluções e inovações que surgem no mercado.

2 - Digital

O Agro Digital Manager também deve aproveitar as tecnologias para criar estratégias, otimizando processos, evitando desperdícios e buscando soluções inovadoras para aumentar a produtividade.

Hoje existem diversas máquinas automatizadas e controladas à distância, como tratores, pulverizadores e colheitadeiras que ajudam a reduzir custos de mão de obra e aumentar a performance do produtor.

Dominar a coleta de dados oferece ferramentas de extrema importância para o Agro Digital Manager, permitindo que ele encontre as melhores estratégias, tornando o ciclo de produção mais simples, sustentável e produtivo. Consequentemente, gerando mais lucro em todas as etapas da cadeia.

3 - Gestão

Por fim, o Agro Digital Manager deve ter em mente que até mesmo uma pequena propriedade rural deve funcionar como uma empresa.

Ele é o gestor responsável por estabelecer metas, realizar todo planejamento e administrar os recursos disponíveis. Através de ferramentas e estratégias, ele deve colocar em ação os planos definidos com a ajuda de todos os dados coletados.

Seja qual for a forma de atuação, até mesmo em uma pequena propriedade rural, o Agro Digital Manager é um profissional que precisa ter habilidades de gestão.

Curso gratuito da EXAME ensina o passo a passo para desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um Agro Digital Manager. Garanta sua vaga aqui.

Vagas disponíveis para Agro Digital Manager

Com o crescimento acelerado das startups e também das empresas tradicionais do setor, a demanda por profissionais qualificados para trabalhar no agronegócio digital está cada vez maior. Consequentemente, há muitas vagas para atuar como Agro Digital Manager.

(Glassdoor/Reprodução)

 

vagas no agronegócio

 

Uma pesquisa realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional em parceria com o Senai e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostrou que nos próximos dois anos, carreiras ligadas ao agronegócio devem gerar mais de 178 mil vagas de emprego

Mas o levantamento também apontou que a previsão é de que só haja cerca de 32 mil profissionais qualificados para essas vagas. Ou seja, são 5 vagas em aberto para cada profissional qualificado hoje.

Quer conquistar uma dessas vagas? Participe do treinamento gratuito da EXAME sobre como se tornar um Agro Digital Manager e receba um certificado para colocar no currículo. Clique aqui e saiba mais. 

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Agrishow 2024 deve movimentar R$ 621 milhões e atrair 200 mil visitantes, revela estudo
EXAME Agro

Agrishow 2024 deve movimentar R$ 621 milhões e atrair 200 mil visitantes, revela estudo

Há um dia

Luxo na capital do agro: Goiânia já é o terceiro maior mercado imobiliário do País em VGV
seloMercado imobiliário

Luxo na capital do agro: Goiânia já é o terceiro maior mercado imobiliário do País em VGV

Há um dia

Quer ser um podcaster? Executiva do Spotify traz 6 dicas para quem quer seguir essa carreira
seloCarreira

Quer ser um podcaster? Executiva do Spotify traz 6 dicas para quem quer seguir essa carreira

Há 2 dias

Nova colheitadeira que 'aprende' a colher é fabricada em Sorocaba para exportação global
EXAME Agro

Nova colheitadeira que 'aprende' a colher é fabricada em Sorocaba para exportação global

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais