Carreira

EXAME libera 500 vagas para minicurso sobre inteligência artificial aplicada aos negócios

Relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que 75% das empresas já buscam incorporar sistemas de IA e que os empregos na área terão um crescimento de 30% até 2027

Inteligência artificial no agro: cultivo de cana-de-açúcar conectado por assistente virtual (Divulgação/Solinftec) (Divulgação/Solinftec/Divulgação)

Inteligência artificial no agro: cultivo de cana-de-açúcar conectado por assistente virtual (Divulgação/Solinftec) (Divulgação/Solinftec/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de maio de 2023 às 17h52.

Última atualização em 4 de julho de 2023 às 10h22.

As vagas para especialistas em inteligência artificial, big data e aprendizagem de máquina devem crescer, em média, 30% até 2027 em todo o mundo. O dado consta no estudo "Futuro do Trabalho 2023" do Fórum Econômico Mundial que analisou 45 economias e 803 empresas de diferentes setores. 

A pesquisa também mostrou que 75% das empresas buscam incorporar inteligência artificial e computação em nuvem nos próximos anos. Por isso, a EXAME decidiu disponibilizar 500 vagas para o seu minicurso sobre inteligência artificial aplicada aos negócios

O conteúdo se destina a executivos, líderes e empresários que querem aprender a aumentar os resultados das empresas com o auxílio das ferramentas de IA. Para se inscrever, basta acessar a página oficial do curso clicando aqui. 

O estudo do Fórum Econômico Mundial mostra como as novidades tecnológicas vão afetar os empregos, o mercado de trabalho e a estrutura das empresas. Para ter uma ideia, tecnologias como inteligência artificial vão criar e eliminar milhões de empregos em todo o mundo. A expectativa é de que 69 milhões de postos sejam criados, enquanto 83 milhões sejam eliminados. Entre os novos postos de trabalho estão: 

  1. Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
  2. Especialista em sustentabilidade;
  3. Analista em inteligência de negócios;
  4. Analista de segurança da informação;
  5. Engenharia de fintechs;
  6. Cientistas e analistas de dados;
  7. Engenharia de robótica;
  8. Especialista em big data;
  9. Operadores de equipamentos agrícolas;
  10. Especialistas em transformação digital.

Inteligência artificial nas empresas

Hoje, a inteligência artificial nas empresas é comparada à internet nos seus primórdios. Se em 1990 era uma realidade distante ter um site, hoje é impensável que uma companhia não tenha sua presença virtual, além de posicionamento nas redes sociais. 

O mesmo acontece com as ferramentas de inteligência artificial quando milhares de empresas já buscam usar os sistemas de aprendizado de máquina em seus negócios, seja na estrutura da companhia (como é o caso da Amazon, por exemplo), seja otimizando processos e potencializando os resultados com uso de ferramentas que se popularizaram recentemente (como ChatGPT, Midjourney, Copilot e outros).

De acordo com o estudo “Global AI Adoption Index 2022”, elaborado pela IBM, 41% das empresas brasileiras implementaram efetivamente a inteligência artificial.  Dessas, 39% implementaram IA motivados por benefícios como redução de custos e automatização de processos.

Na prática, essas empresa já usam a inteligência artificial em funções como:

  • detecção de segurança e ameaças (44%)
  • conversação (44%)
  • marketing e vendas (30%);
  • operações de TI (30%). 

Além disso, o setor financeiro também tem sido um dos grandes beneficiados pela IA. Não à toa, uma pesquisa do IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide apontou que os gastos globais em inteligência artificial, incluindo software, hardware e serviços para sistemas centrados em IA vão ultrapassar os US$ 300 bilhões até 2026.

Como se inscrever no minicurso de inteligência artificial para negócios da EXAME? 

Os interessados em participar do minicurso em inteligência artificial aplicada aos negócios podem fazer a inscrição até o dia 21 de maio no site oficial clicando aqui ou no botão abaixo.

INSCRIÇÃO MINICURSO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EXAME 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosDicas de carreiraInteligência artificialbranded marketing

Mais de Carreira

Por que seu empregador pode preferir que você peça demissão?

Vencedor do Top of Mind de RH, CIEE celebra modernização da instituição

Como responder 'O que você sabe sobre nossa empresa?' na entrevista de emprego

5 profissões para quem gosta de teatro