Carreira

EXAME libera 500 vagas para minicurso sobre inteligência artificial aplicada aos negócios

Relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que 75% das empresas já buscam incorporar sistemas de IA e que os empregos na área terão um crescimento de 30% até 2027

Inteligência artificial no agro: cultivo de cana-de-açúcar conectado por assistente virtual (Divulgação/Solinftec) (Divulgação/Solinftec/Divulgação)

Inteligência artificial no agro: cultivo de cana-de-açúcar conectado por assistente virtual (Divulgação/Solinftec) (Divulgação/Solinftec/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de maio de 2023 às 17h52.

Última atualização em 4 de julho de 2023 às 10h22.

As vagas para especialistas em inteligência artificial, big data e aprendizagem de máquina devem crescer, em média, 30% até 2027 em todo o mundo. O dado consta no estudo "Futuro do Trabalho 2023" do Fórum Econômico Mundial que analisou 45 economias e 803 empresas de diferentes setores. 

A pesquisa também mostrou que 75% das empresas buscam incorporar inteligência artificial e computação em nuvem nos próximos anos. Por isso, a EXAME decidiu disponibilizar 500 vagas para o seu minicurso sobre inteligência artificial aplicada aos negócios

O conteúdo se destina a executivos, líderes e empresários que querem aprender a aumentar os resultados das empresas com o auxílio das ferramentas de IA. Para se inscrever, basta acessar a página oficial do curso clicando aqui. 

O estudo do Fórum Econômico Mundial mostra como as novidades tecnológicas vão afetar os empregos, o mercado de trabalho e a estrutura das empresas. Para ter uma ideia, tecnologias como inteligência artificial vão criar e eliminar milhões de empregos em todo o mundo. A expectativa é de que 69 milhões de postos sejam criados, enquanto 83 milhões sejam eliminados. Entre os novos postos de trabalho estão: 

  1. Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
  2. Especialista em sustentabilidade;
  3. Analista em inteligência de negócios;
  4. Analista de segurança da informação;
  5. Engenharia de fintechs;
  6. Cientistas e analistas de dados;
  7. Engenharia de robótica;
  8. Especialista em big data;
  9. Operadores de equipamentos agrícolas;
  10. Especialistas em transformação digital.

Inteligência artificial nas empresas

Hoje, a inteligência artificial nas empresas é comparada à internet nos seus primórdios. Se em 1990 era uma realidade distante ter um site, hoje é impensável que uma companhia não tenha sua presença virtual, além de posicionamento nas redes sociais. 

O mesmo acontece com as ferramentas de inteligência artificial quando milhares de empresas já buscam usar os sistemas de aprendizado de máquina em seus negócios, seja na estrutura da companhia (como é o caso da Amazon, por exemplo), seja otimizando processos e potencializando os resultados com uso de ferramentas que se popularizaram recentemente (como ChatGPT, Midjourney, Copilot e outros).

De acordo com o estudo “Global AI Adoption Index 2022”, elaborado pela IBM, 41% das empresas brasileiras implementaram efetivamente a inteligência artificial.  Dessas, 39% implementaram IA motivados por benefícios como redução de custos e automatização de processos.

Na prática, essas empresa já usam a inteligência artificial em funções como:

  • detecção de segurança e ameaças (44%)
  • conversação (44%)
  • marketing e vendas (30%);
  • operações de TI (30%). 

Além disso, o setor financeiro também tem sido um dos grandes beneficiados pela IA. Não à toa, uma pesquisa do IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide apontou que os gastos globais em inteligência artificial, incluindo software, hardware e serviços para sistemas centrados em IA vão ultrapassar os US$ 300 bilhões até 2026.

Como se inscrever no minicurso de inteligência artificial para negócios da EXAME? 

Os interessados em participar do minicurso em inteligência artificial aplicada aos negócios podem fazer a inscrição até o dia 21 de maio no site oficial clicando aqui ou no botão abaixo.

INSCRIÇÃO MINICURSO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EXAME 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosdicas-de-carreiraInteligência artificialbranded marketing

Mais de Carreira

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas de home office disponíveis nesta semana

Quando sai o resultado do Concurso da Caixa?

Concurso público do Banco Central será realizado no dia 4 de agosto, veja como se preparar

Toda empresa tem employer branding?

Mais na Exame