Dia do Estagiário: quais as áreas e estados com mais vagas de estágio abertas?

À pedido de EXAME, Companhia de Estágios também listou seis dicas para conseguir o estágio dos sonhos
 (Inside Creative House/Getty Images)
(Inside Creative House/Getty Images)
L
Luciana LimaPublicado em 18/08/2022 às 06:00.

Hoje, dia 18 de agosto, é comemorado o Dia do Estagiário, data criada em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82, que regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade. A lei, posteriormente foi revogada em 2019, mas a data manteve-se.

VEJA TAMBÉM:

Para celebrar a data, a Cortex, empresa de inteligência de vendas B2B na América Latina, realizou um estudo e identificou que das 736.356 oportunidades mapeadas nos principais portais de vagas do país, 12% são destinadas a estágio.

São Paulo é o estado em que há mais vagas abertas, seguido de Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio de Janeiro.

Quais as áreas com mais vagas de estágio?

Das 87 mil vagas de estágio abertas, 28% são voltadas para a área de Administração, somando 15 mil oportunidades.  Em segundo lugar está Análise de Sistemas, com mais de 7 mil vagas e, em terceiro, Engenharia, com mais de 6 mil vagas. Em quarto lugar temos Publicidade e Propaganda e, em quinto, Recursos Humanos.

E se você quer aproveitar a data para procurar um estágio para chamar de seu, EXAME pediu para Companhia de Estágios, consultoria que conduz mais de 4 mil vagas de estágio por ano, listar dicas para ingressar em um bom programa de estágio.

Veja, a seguir, seis dicas para conseguir o estágio dos sonhos:

1 - Tenha boas histórias para contar 

Considerando que boa parte das oportunidades de estágio são voltadas para estudantes a partir do terceiro ano de graduação, aproveite o início da sua jornada universitária para vivenciar todas as oportunidades possíveis, como participações em projetos acadêmicos, esportes coletivos, empresas juniores, projetos voluntários ou dar aulas de reforço gratuitas em alguma instituição.

Tudo o que você puder fazer para ampliar seu repertório, ganhar experiência, mostrar a sua vontade de aprender e trabalhar será um diferencial.

2 - Amplie seu conhecimento

Não limite sua capacidade de aprender as atividades curriculares da sua graduação. Pesquise nas descrições de oportunidades de trabalho quais são os aspectos técnicos mais exigidos e vá atrás de cursos complementares para obtê-los.

Se forem idiomas, procure estudar, ler livros e assistir filmes sem legendas. Se forem conhecimentos em ferramentas como SAP ou metodologias como Power BI, absorva o vasto conteúdo on-line sobre esses assuntos. Há boas opções gratuitas na internet para aprender tudo isso!

3 - Coloque-se em evidência

Para encontrar boas oportunidades de estágio é importante estar cadastrado em sites que tenham um grande volume de vagas como, por exemplo, o da Companhia de Estágios. Ao se inscrever nessas plataformas, você potencializa suas chances de conseguir um estágio bacana.

Mas não basta só fazer seu cadastro. Faça todos os testes disponíveis e preencha da forma correta o máximo de informações possíveis.

4 - Capriche na página profissional

Zele pela sua imagem digital e use as suas redes sociais com sabedoria, principalmente o LinkedIn. Não é porque você ainda não ingressou no mercado de trabalho, que pode ficar fora dessa rede. Crie sua conta e mantenha-a sempre atualizada.

Compartilhe seus cursos, aprendizados e tudo que for fundamental para mostrar suas habilidades e interesses. Aqui vale checar nos anúncios de vagas da sua área quais são os principais termos mais usados, assim recrutadores podem te encontrar com mais facilidade.

5 - Desenvolva habilidades interpessoais

Busque alternativas para se expor e desenvolver competências socioemocionais como empatia, ética, liderança e flexibilidade. É isso que as empresas vão avaliar nas etapas presenciais dos processos seletivos.

Pense em alternativas, por exemplo, para saber se comunicar melhor, falar em público, defender suas opiniões e, assim, se posicionar melhor em grupo. Participe de eventos universitários, seja orador dos trabalhos da faculdade, toque instrumentos musicais, faça cursos de teatro e assim por diante. Há uma infinidade de formas para incrementar sua performance profissional.

6 - Conheça seus direitos e faça boas escolhas

Conquistar o estágio dos seus sonhos talvez não seja fácil, mas nem por isso você deve se contentar com “qualquer vaga” apenas para cumprir as horas de estágio obrigatórias. Um estágio é uma fase de aprendizado, em que você trabalhará entre 20 e 40 horas semanais para se desenvolver e preparar para assumir futuramente uma vaga efetiva.

É seu direito aprender, receber bolsa-auxílio, ter 30 dias de férias e ter um termo de compromisso (assinado por você, pela empresa e a instituição de ensino em que você está matriculado). Então, antes de aceitar uma proposta, conheça quais são os planos de aprendizados que a empresa oferece, se a oferta é condizente com suas expectativas de carreira e área de graduação.

 

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.