Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam dezenas de desafios no mercado de trabalho. E esses desafios são ainda maiores no caso de profissionais que fazem parte de outra minoria, como mulheres negras e LGBTQIAP+.

Segundo uma pesquisa da startup Se Candidate, Mulher, 43,79% das mulheres LGBTQIAP+ e 41,95% das mulheres pretas estão desempregadas. O número é maior do que a média geral de profissionais mulheres que estão fora do mercado de trabalho, que é de 39,35%.

Os resultados fazem parte da pesquisa "Panorama das Mulheres no Mercado de Trabalho 2023", que ouviu mais mil profissionais do gênero feminino em todo o Brasil. A pesquisa ainda apontou que o preconceito é um dos motivos mais citados pelas mulheres LGBTQIAP+ para estarem fora do mercado de trabalho.

No geral, o perfil de mulher que está na fila do desemprego são profissionais do nível pleno, com idades entre 25 a 35 anos. Das respondentes, 39,44% estão desempregadas e 34,98% também são mães.

“Seja nas empresas, seja em outras esferas sociais, a vivência das mulheres é atravessada por questões como a múltipla jornada de trabalho, maternidade, desigualdade salarial e os vieses inconscientes, que podem impactar desde a atração no processo seletivo até a retenção e a satisfação dessa profissional em uma companhia", afirma Jhenyffer Coutinho, CEO da Se Candidate Mulher.

A pesquisa também apontou que apenas uma parcela pequena de mulheres está empregada e plenamente satisfeita com o seu trabalho: 10,6%. Cerca de 23% estão empregadas, mas buscando mudar de emprego, 16,5% estão trabalhando mas querem uma promoção e 10,5% estão em transição de carreira.

Em tempos que se discute a possibilidade de uma lei garantir a equidade salarial entre homens e mulheres, a baixa remuneração é o segundo motivo pelo qual as mulheres afirmam querer mudar de emprego (73,1%).

Entre os outros fatores que levam as profissionais também está a falta de perspectiva de crescimento na empresa em primeiro lugar, com 86,96%, e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional apontada por 64,29% das profissionais.

Síndrome da impostora: mulheres não se candidatam a vagas se não preencherem 100% dos requisitos

Não é de hoje que as pesquisas mostram que as mulheres são as principais afetadas pela síndrome do impostor, característica que leva os profissionais duvidarem do próprio talento e acreditarem que, apesar das conquistas na carreira, são 'fraudes' prestes a serem descobertas.

A falta de confiança também faz com que as mulheres não se sintam preparadas para assumir desafios. Uma pesquisa da Harvard Business Review de 2014 mostrou que mulheres candidatam-se a uma vaga apenas quando cumprem 100% dos critérios pedidos. Entre os homens, o número que dizia fazer o mesmo era de 60%. 

Essa dificuldade em acreditar na própria capacidade também foi apontada pela pesquisa da startup Se Candidate, Mulher que mostrou que não possuir 100% dos requisitos pedidos é o fator mais apontado pelas profissionais para que elas não se candidatem a uma vaga de emprego. Outras 42,01% dizem que, apesar de reconhecerem possuir a experiência necessária, elas não se sentem boas o suficiente para assumir o cargo.

"São diversos os estereótipos da nossa sociedade e que ditam padrões que inferiorizam as mulheres, fazendo com que sejam consideradas menores e menos capazes no contexto em que estão inseridas”, diz Coutinho.


Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Como identificar a Síndrome de Burnout? Veja 9 sinais que podem indicar esgotamento profissional
seloCarreira

Como identificar a Síndrome de Burnout? Veja 9 sinais que podem indicar esgotamento profissional

Há 10 horas
Além do ChatGPT: conheça 5 ferramentas de inteligência artificial que todo líder deveria usar
seloCarreira

Além do ChatGPT: conheça 5 ferramentas de inteligência artificial que todo líder deveria usar

Há 13 horas
Huawei oferece salários astronômicos para atrair talentos
seloCarreira

Huawei oferece salários astronômicos para atrair talentos

Há um dia
Caixa anuncia contratação de 800 empregados aprovados em concurso de 2014
seloCarreira

Caixa anuncia contratação de 800 empregados aprovados em concurso de 2014

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais