De estagiário a CEO: o que Elliot Hill, novo presidente da Nike, ensina sobre boa liderança
O novo CEO da Nike foi escolhido por sua combinação de habilidades técnicas e comportamentais; veja como se qualificar para tornar-se esse tipo de gestor
Publicado em 26 de setembro de 2024 às 10h40.
Chegar ao topo de uma das maiores empresas do mundo, começando como estagiário, é algo que poucos conseguem. Mas foi assim com Elliot Hill. Na última sexta-feira (20), Hill foi anunciado como o novo CEO da Nike.
Hill começou sua jornada na Nike em 1988 como estagiário no departamento de vendas. Desde então, passou por diversas funções estratégicas, sempre equilibrando sua capacidade de liderança com um profundo conhecimento técnico, especialmente em finanças corporativas e estratégias de vendas.
Sua trajetória é uma combinação perfeita de habilidades comportamentais — como empatia e escuta ativa — e domínio técnico, o que o posicionou como o candidato ideal para guiar a Nike em meio a desafios de mercado recentes, como a queda nas vendas e a necessidade de reestruturação nas operações.
A nomeação de Hill foi recebida com bastante entusiasmo pelo mercado, resultando em um aumento de 7% nas ações da Nike, segundo informações do Front Office Sports. O resultado é reflexo da confiança dos investidores em sua capacidade de conduzir a empresa em tempos de incerteza. Mas vai além.
O papel das finanças na alta gestão
Seu profundo conhecimento sobre finanças corporativas , desenvolvido ao longo de anos à frente de times de vendas e varejo, também foi crucial para Hill ser escolhido para ocupar a alta gestão da Nike.
Isso porque as decisões estratégicas que envolvem orçamentos, projeções de receita e alocação de recursos estão no centro da função de um CEO.
E Hill domina esses aspectos. É o olhar para as finanças que vai permitir que ele tome decisões não apenas para sustentar o presente da Nike, mas para garantir um futuro inovador e financeiramente estável.