Carreira

Curso gratuito revela como desenvolver habilidades verdes já exigidas em 10% das vagas do LinkedIn

De acordo com estudo, a participação de talentos verdes na força de trabalho global saltou 38,5% entre 2015 e 2022 – e a tendência é que continue crescendo

Profissional de ESG: especialista é buscado pela maioria das empresas hoje (Ezra Bailey/Getty Images)

Profissional de ESG: especialista é buscado pela maioria das empresas hoje (Ezra Bailey/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de março de 2023 às 18h35.

Última atualização em 23 de março de 2023 às 18h42.

Excel, inglês e trabalho em equipe costumavam ser alguns requisitos comuns em muitas vagas de emprego. Nos últimos tempos, foram acrescentadas a essa lista as chamadas soft skills, que englobam habilidades de liderança, proatividade, comunicação e flexibilidade. 

Mais recentemente, um novo modelo de habilidades tem sido cada vez mais buscado pelas empresas e pelo mercado de trabalho como um todo: são as habilidades verdes

Divulgado pelo LinkedIn no ano passado, o relatório Global Green Skills 2022 revela que cerca de 10% dos anúncios de vagas de emprego publicados na plataforma tinham as "habilidades verdes" como exigência. O levantamento também mostra que a participação de talentos verdes na força de trabalho global cresceu 38,5% entre 2015 e 2022. 

A obrigatoriedade das habilidades verdes não se restringe a vagas específicas de sustentabilidade. A nova tendência tem sido prioridade na maioria das empresas dos mais variados setores e segmentos. Por isso, as vagas para talentos verdes se aplicam para diversas profissões, de advogados a administradores, designers, arquitetos e tantas outras. 

Prova disso é a estimativa feita pelo Fórum Econômico Mundial que, em 2021, já estimava que 40% dos trabalhadores precisariam ser requalificados para ocupar os “empregos verdes do futuro”

Além disso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluíram, em um estudo, que o crescimento da economia verde tem potencial para gerar 15 milhões de empregos na América Latina até 2030. Somente no Brasil seriam 7,1 milhões de novos trabalhos.

Aprenda a desenvolver as habilidades verdes e conseguir uma dessas vagas. Clique aqui e participe do workshop gratuito da Exame e do Ibmec

Mas, afinal, o que são as habilidades verdes? 

A grosso modo, as habilidades verdes são os conhecimentos, os valores e as atitudes que funcionam como pilares de uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos. No âmbito profissional, as habilidades verdes são aquelas voltadas para a responsabilidade ambiental, social e de transparência corporativa. É o famoso "ESG". 

Pensando em ajudar os profissionais a entender o que são e como conquistar as habilidades verdes, a EXAME e o Ibmec preparam o workshop gratuito Carreira em ESG

Programada entre os dias 10 e 18 de abril, a série “Carreira em ESG” mostra as possibilidades de carreira na área, ensina as habilidades necessárias a serem desenvolvidas por profissionais do setor e revela o passo a passo para se especializar no tema. 

Para participar, basta se cadastrar na página oficial do evento clicando aqui ou no botão abaixo:

QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE CARREIRA EM ESG

*Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeMeio ambiente

Mais de Carreira

De congelamento de óvulos a transição de carreira: veja as apostas da Pepsico para manter talentos

Como conquistar uma promoção e melhores salários? Veja 4 estratégias que funcionam

Ford abre inscrições para o seu Programa de Estágio Afirmativo 2024; veja como participar

Carreira do momento: diretor de diversidade é a bola da vez nas empresas; veja salário e o que faz

Mais na Exame