Carreira

Com certificado, série gratuita da EXAME mostra como construir uma carreira no agronegócio; assista

Professor da série, Fernando Reis é diretor-executivo da principal plataforma de educação do agronegócio hoje no Brasil, e um dos mais renomados executivos do setor; veja como participar

Female Farm Worker Using Digital Tablet With Virtual Reality Artificial Intelligence (AI) for Analyzing Plant Disease in Sugarcane Agriculture Fields. Technology Smart Farming and Innovation Agricultural Concepts. (Getty Images/Getty Images)

Female Farm Worker Using Digital Tablet With Virtual Reality Artificial Intelligence (AI) for Analyzing Plant Disease in Sugarcane Agriculture Fields. Technology Smart Farming and Innovation Agricultural Concepts. (Getty Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de março de 2023 às 11h44.

Última atualização em 13 de março de 2023 às 12h28.

Em parceria com a Agroadvance, a EXAME está disponibilizando a partir desta segunda-feira, 13, a série gratuita Carreira no Agronegócio. O treinamento 100% online revela o passo a passo para construir uma carreira de sucesso em um dos principais setores da economia brasileira com ajuda da tecnologia.

Para assistir às aulas, basta se cadastrar na página oficial do curso clicando aqui ou no botão abaixo

SÉRIE GRATUITA CARREIRA NO AGRONEGÓCIO

O professor da série é o diretor-executivo da Agroadvance (a principal plataforma de educação do agronegócio hoje no Brasil), Fernando Reis, e um dos mais renomados executivos do setor. Ao final dos quatro encontros, todos os participantes receberão um certificado para adicionar ao currículo.

O curso foi criado com o objetivo de atender à demanda do setor do agronegócio por novos profissionais com habilidades digitais. Com a digitalização cada vez mais presente no campo, há muitas vagas que exigem conhecimentos em tecnologia e gestão. 

E como não há profissionais qualificados o suficiente, o setor sofre com a falta de mão de obra. Uma pesquisa realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional em parceria com o Senai e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostrou que nos próximos dois anos, carreiras ligadas ao agronegócio devem gerar mais de 178 mil vagas de emprego

Mas o levantamento também apontou que a previsão é de que só haja cerca de 32 mil profissionais qualificados para essas vagas. Ou seja, são cinco vagas em aberto para cada profissional qualificado hoje.

Quer conquistar uma dessas vagas? Participe do treinamento gratuito da EXAME sobre como se tornar um Agro Digital Manager e receba um certificado para colocar no currículo. Clique aqui e saiba mais. 

Carreira no Agronegócio: por que focar em inovação e tecnologia 

Inovação e tecnologia são os pilares da série Carreira no Agronegócio. O curso gratuito vai revelar como essas duas bases principais são a chave do sucesso para se tornar um profissional de destaque na área. 

O conteúdo também vai explicar como drones, robôs, inteligência artificial e softwares passaram a ser as ferramentas mais comuns no dia a dia dos produtores rurais e donos de terras. 

Acontece que a digitalização do agro já é uma realidade. De acordo com uma pesquisa da consultoria global McKinsey, cerca de 40% dos agricultores brasileiros já são digitalizados. Outro indício da mudança no agronegócio é o rápido desenvolvimento das AgTechs, as startups do setor, e o investimento que essas empresas têm recebido. 

Segundo o levantamento Radar Agtech Brasil, produzido pela Embrapa, haviam mais de 1,7 mil Agtechs no país em 2022, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Nos próximos anos, as oportunidades no agronegócio tendem a aumentar ainda mais com o avanço de tecnologias como 5G, inteligência artificial e robôs autônomos ao campo.

De acordo com um relatório da  empresa de inovação aberta Distrito, as Agtechs captaram R$ 54,7 milhões só nos primeiros cinco meses de 2022, mais da metade de todo o montante recebido ao longo de 2021.

O bom momento explica porque o setor que representa ¼ do PIB nacional está em busca de profissionais qualificados para atender às demandas de tecnologia e gestão no campo. 

Carreira no Agronegócio: em curso gratuito, especialista revela como usar a tecnologia para aumentar a produtividade no campo. Participe aqui. 

* Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy

Acompanhe tudo sobre:Agronegóciocarreira-e-salariosdicas-de-carreira

Mais de Carreira

Você já tirou a tal das “férias silenciosas”? Veja o lado bom e ruim dessa tendência

Vagas para todos: setor trilionário aceita profissionais de todas as formações e paga acima da média

Número de executivas mulheres cai pela primeira vez desde 2005 nos EUA

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas de home office disponíveis nesta semana

Mais na Exame