Exame Logo

O melhor das melhores

Selecionamos os destaques entre as práticas das empresas do Guia Melhores Empresas Para Trabalhar de 2014

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 19h07.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.

Na Cielo, empresa de serviços de pagamentos eletrônicos via cartão, os softwares corporativos são bloqueados à noite e no fim de semana para evitar que os funcionários trabalhem além do horário. A preocupação com a qualidade de vida ainda aparece em políticas inovadoras, como a concessão do vale-vitalidade, que reembolsa parte dos gastos com atividades físicas, concedido aos empregados que não têm acesso às academias conveniadas com a empresa.
  • 2. Cervantes

    2 /8(Divulgação)

  • Veja também

    A Cervantes, distribuidora de bebidas, além de banir o cigarro das suas dependências e elaborar uma extensa campanha antitabagismo, bancou o tratamento de 16 empregados fumantes. O tratamento incluiu consultas médicas, acompanhamento psicológico e até remédios. Como resultado, todos os participantes deixaram de fumar.
  • 3. MDS Saúde Animal

    3 /8(Divulgação)

  • Os funcionários da MSD Saúde Animal, empresa de produtos veterinários do grupo americano Merck, recebem benefícios que vão além dos clássicos vale-alimentação e plano de saúde. A empresa, que fica na capital de São Paulo, oferece auxílio para a compra de material escolar dos filhos, subsídios de 30% a 80% para medicamentos de outros laboratórios e de 100% para os da MSD.
  • 4. DOW

    4 /8(Divulgação)

    Na Dow, companhia química, existem cardápios vegetarianos e light para incentivar a qualidade de vida dos profissionais. Além do cuidado com a alimentação, a empresa ainda oferece academias gratuitas em suas unidades. Onde não há instalações de ginástica há o reembolso de R$ 50 reais para os funcionários que se matricularem em academias privadas. Os benefícios da Dow incluem planos de saúde e odontológico com reembolso de até 90% dos gastos com medicamentos; cobertura de cirurgias para problemas de visão; previdência complementar; seguro de vida; salário de 100% nas férias e licença-maternidade de seis meses.
  • 5. Laboratório Sabin

    5 /8(Divulgação/Divulgação)

    O Sabin, rede de laboratórios de medicina diagnóstica, oferece aos seus funcionários exames de checagem periódica. Até aí nenhuma novidade. Mas a empresa não oferece o benefício apenas aos seus empregados, ela estende o subsídio aos pais deles, como presente de aniversário. Além de auxiliar instituições carentes. Para as mamães a empresa oferece apoio durante e depois da gestação. Quando o bebê nasce, elas são presenteadas com o valor de um salário mínimo e, do quarto ao décimo-segundo mês de vida da criança, há um benefício mensal de meio salário mínimo para despesas extras. Ao retornarem da licença, recebem o mesmo valor de auxílio-babá por mais um ano.
  • 6. Transpes

    6 /8(Divulgação)

    Para os funcionários da Tranpes, transportadora Mineira, que passam metade da vida na estrada a política de acolhimento adotada pela empresa é algo fundamental. Praticada informalmente há anos pela empresa e oficializada em 2013, consiste em destacar uma dezena de pessoas do setor de recursos humanos para acompanhar a vida dos funcionários e de suas famílias fora dos limites do ambiente de trabalho. Todos os funcionários têm alguma história para contar: o funcionário que recebeu a visita de um representante da Transpes no hospital após uma cirurgia, a esposa grávida do motorista que foi amparada pela empresa enquanto o marido viajava, a filha de outro que contou com a intervenção dos diretores para realizar um procedimento que o plano de saúde não cobria.
  • 7. TCU

    7 /8(Divulgação)

    O Tribunal de Contas da União, em Brasília, contraria o estereótipo de empresas públicas, conhecidas por possuírem poucas políticas inovadoras de gestão e falta de plano de carreira para seus funcionários. A empresa, escolhida como destaque da categoria de empresas públicas, possui um programa de teletrabalho que abrange 10% dos funcionários – aproximadamente 300 pessoas que são submetidas a um acompanhamento de produtividade rígido para continuar trabalhando em casa. E até mesmo para os funcionários do escritório não é preciso bater cartão, eles possuem horários flexíveis e podem adequar suas jornadas entre as 8h00 e 20h00. Os benefícios também surpreendem, há garantia de estacionamento para todos e funcionários com bebês pequenos contam com um berçário que atende crianças até um ano e três meses de idade. Uma novidade que foi incluída é o programa de meditação, que pretende reduzir o estresse do servidor e melhorar a capacidade de concentração.
  • Acompanhe tudo sobre:CieloDowEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasSabinservicos-financeiros

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame