A velha receita para enriquecer
Os imóveis contam com a vantagem da tradição
Da Redação
Publicado em 7 de junho de 2013 às 16h24.
São Paulo - Investir em imóveis é uma das alternativas mais atraentes e acessíveis para quem conta com recursos. Apesar de o sistema financeiro ser cada vez mais acessível a quem quer contratar serviços estratégicos de investimento, os imóveis contam com a vantagem da tradição.
Em qualquer lugar do Brasil, o iniciante pode se espelhar na experiência de quem se deu bem com terras e construções. Mas ainda é preciso garimpar para encontrar casos de sucesso com ações, previdência e títulos públicos.
A lógica do investimento imobiliário é muito simples. Enquanto um bairro ou uma cidade está se desenvolvendo, seus imóveis estão valorizando. O mesmo raciocínio se aplica a uma economia com renda em expansão: quanto maior a renda da família, mais disposta ela está em melhorar seu padrão de vida com a compra de um novo lar.
Como o desenvolvimento econômico e o aumento da renda são evidentes no Brasil, igualmente evidente é o potencial de valorização dos imóveis.
Recentemente, recebi a mensagem de uma leitora do Ceará que tinha a ideia de investir na construção de um prédio com seis pequenas quitinetes em um bairro de classe média de sua cidade, com custo de construção de cerca de 45.000 reais.
Uma vez prontas, as quitinetes tinham perspectiva de ser alugadas por R$ 250 cada, ou 1.500 reais no total. Projeto interessante, com boas perspectivas de valorização do investimento.
Talvez a leitora ainda ignore os riscos típicos desse tipo de investimento, como a possibilidade de aumentar a oferta de imóveis e o preço do aluguel cair, ou então de escassez de inquilinos para ocupar as quitinetes.
Mesmo assim, ela tem margem para absorver o risco. Se o imóvel custar 75.000 e ela conseguir alugar quatro das seis quitinetes por 1.000 reais, já estará ganhando mais do que na renda fixa, mesmo arcando com os custos dos imóveis fechados.
Porém, fazendo uma pesquisa de local com potencial de valorização e demanda por aluguéis, o investimento passa a ser tão interessante que compensa até buscar crédito para, com dinheiro emprestado, multiplicar a ideia e construir mais investimentos como esse.