São Paulo - Professores e especialistas em concursos públicos são quase unânimes no diagnóstico: a vasta maioria dos candidatos não presta atenção suficiente aos editais.
Para Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, a razão é cultural. “Desde criança, o brasileiro é acostumado a brincar sem ler as regras do jogo e usar eletrônicos sem ler o manual de instruções”, diz ele.
O hábito de dispensar explicações prévias é tão enraizado que se manifesta até quando o assunto é tão sério como um concurso.
Não que toda a culpa esteja nos ombros do candidato, observa Gladstone Felippo, que dá aulas no curso preparatório Universo do Concurso.
“São documentos muito longos e até prolixos. O aluno acaba se preocupando mais com apostilas e livros preparatórios do que com as 40 páginas do edital”, afirma o professor.
No entanto, estudar o edital está longe de ser perda de tempo. Segundo Menezes, ignorar um mero parágrafo do texto pode eliminar até os candidatos mais preparados.
Veja a seguir 4 passos para usá-lo a favor do seu sucesso:
1. Busque o edital do último concurso
O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma ser curto. Segundo os professores consultados, o prazo mais comum costuma variar de 45 a 60 dias - um tempo irrisório para se preparar para um concurso.
A dica, portanto, é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência. “O edital mais recente serve apenas para apresentar uma ou outra novidade em relação à ultima prova", explica Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso.
Todo esse material pode ser encontrado no Diário Oficial da União, bem como nos sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso.
2. Entenda a estrutura geral do documento
De acordo com Menezes, a seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações básicas.
Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar. “Não cumprir um único requisito impede a posse em caso de aprovação”, alerta o especialista.
O edital ainda inclui tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O conteúdo cobrado nas provas muitas vezes aparece no anexo.
3. Leia e releia criteriosamente cada seção
É importante ter uma visão geral do edital, mas isso não dispensa o candidato de voltar ao texto outras vezes com o olhar aguçado para os detalhes.
Repetir a leitura ajuda a perceber minúcias que podem fazer toda a diferença, diz Felippo. E a atenção deve valer da primeira à última vírgula. “Não ignore as disposições finais do edital, porque quase sempre ali se esconde uma informação muito útil”, afirma o professor.
Se houver dificuldade para decifrar algum ponto, a dica é buscar um professor ou especialista experiente na tarefa. Mas não há motivo para nervosismo, diz Lelis, porque a linguagem do edital costuma ser bastante clara.
4. Elabore um resumo das informações
Segundo Marcus Bittencourt, advogado da União e especialista em concursos, o edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga. “É um instrumento feito para sempre acompanhar o candidato durante os estudos”, afirma.
Mas, na rotina frenética da preparação, você provavelmente não terá tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.
O ideal, então, é fazer uma síntese dos pontos principais do documento. A sugestão dos especialistas é destacar as informações mais importantes com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado.
-
1. Para quem quer dominar a língua
zoom_out_map
1/12 (Getty Images)
São Paulo -
Português é uma disciplina cobrada em todos os
concursos públicos. Perigosamente negligenciada por alguns,
a matéria pode ser espinhosa e surpreender concurseiros na prova
. A
seguir, cinco especialistas dão sugestões de
livros que dão uma base sólida em gramática, redação e interpretação de texto. Bom estudo!
-
2. "Gramática para concursos"
zoom_out_map
2/12 (EXAME.com)
Apresenta a teoria por trás das normas gramaticais e mais de 1000 questões de concursos comentadas com detalhes. "O autor é um dos professores mais experientes na área de concursos públicos, conhecedor das bancas e cheio de dicas para o candidato não ser surpreendido nas provas", diz Alexandre Luz, professor de Língua Portuguesa do curso Ênfase. "Gramática para concursos", de Marcelo Rosenthal (Editora Campus / Elsevier)
-
3. "Gramática comentada com interpretação de textos"
zoom_out_map
3/12 (EXAME.com)
Os autores apresentam os conteúdos mais frequentes nos concursos públicos. O livro é repleto de exercícios de fixação e questões de provas sobre regras gramaticais e análise de textos. "A leitura flui como se fosse uma conversa informal com amigos", comenta o professor Luz. "Gramática comentada com interpretação de textos", de Adriana Figueiredo e Fernando Figueiredo (Editora Campus / Elsevier)
-
4. "Redação em construção"
zoom_out_map
4/12 (EXAME.com)
"O livro traz toda a base necessária à interpretação de textos e à produção textual", comenta Alexandre Soares, professor de língua portuguesa do site Questões de Concursos. "Redação em construção", de Agostinho Dias Carneiro (Editora Moderna)
-
5. "Moderna gramática portuguesa"
zoom_out_map
5/12 (EXAME.com)
"Quem estuda português não pode deixar de ler o professor Bechara, um mestre da norma culta que percorreu diversas eras de concursos públicos", afirma Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concursos. O livro está em dia com o recente acordo ortográfico. "Moderna gramática portuguesa", de Evanildo Bechara (Editora Nova Fronteira)
-
6. "Nível médio e superior - Português"
zoom_out_map
6/12 (EXAME.com)
O livro é útil para quem vai prestar concursos específicos muito disputados em todo país, como Ministério Público, Polícia Estadual e Federal, tribunais, entre outros. "Esta é uma boa opção para quem deseja um estudo mais direcionado ao órgão em que deseja ingressar", diz o professor Bentes. "Nível médio e superior - Português", de Diogo Arrais (Editora Saraiva)
-
7. "Interpretação de textos e semântica para concursos"
zoom_out_map
7/12 (EXAME.com)
O livro traz diversas perguntas de prova sobre interpretação de texto - todas com comentários. "Gosto bastante, pois as questões são aquelas que geralmente nos deixam em dúvida entre duas opções", opina Claudete Pessôa, especialista em concursos e professora do Super Professores.
"Interpretação de textos e semântica para concursos", de Marcelo Rosenthal, Lilian Furtado, Tiago Omena e Pedro Henrique (Editora Campus / Elsevier)
-
8. "Gramática completa para concursos e vestibulares"
zoom_out_map
8/12 (EXAME.com)
Esta gramática é organizada por tópicos, trazendo diversos exercícios de fixação e questões de concursos. "O autor é bem claro e objetivo e traz muitas dicas que facilitam a vida na hora da prova", comenta a professora Claudete. "Gramática completa para concursos e vestibulares", de Nilson Teixeira de Almeida (Editora Saraiva)
-
9. "Português para concursos: teoria e 900 questões"
zoom_out_map
9/12 (EXAME.com)
"Este é o queridinho dos concurseiros, porque é um livro prático", diz a professora Pollyana. Além do conteúdo sobre gramática, a obra traz 900 exercícios. "Depois dessa bateria de questões, é impossível não estar preparado para o concurso", afirma a professora. "Português para concursos: teoria e 900 questões", de Renato Aquino (Editora Impetus)
-
10. "Gramática reflexiva da língua portuguesa"
zoom_out_map
10/12 (EXAME.com)
Teórico, o autor usa muitos esquemas gráficos e incentiva a reflexão do aluno. No fim da obra, há exercícios divididos por tema para serem resolvidos. "Apesar de ser um livro que vai mais a fundo na matéria, é perfeitamente viável para o concurseiro iniciante", diz Pollyana Dieine, especialista em concursos e professora do Universo do Concurso "Gramática reflexiva da língua portuguesa", de Marcelo Moraes Caetano (Editora Ferreira).
-
11. "Gramática para concursos públicos"
zoom_out_map
11/12 (EXAME.com)
Esta é uma gramática direcionada para quem vai fazer concursos públicos. "O diferencial do livro são questões de concursos anteriores, com gabarito comentado", diz Alexandre Soares, professor de Língua Portuguesa do site Questões de Concursos. "Gramática para concursos públicos", de Arenildo dos Santos (Editora Ferreira)
-
12. Agora veja as táticas de estudo de 8 concurseiros aprovados em 1º lugar
zoom_out_map
12/12 (Getty Images)