Bússola
Um conteúdo Bússola

Senadores repercutem discurso de despedida de presidente do TSE nas redes

Passagem de Lula pelo Ceará impulsiona redes de deputado petista

Ranking produzido pelo Instituto FSB Pesquisa mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ranking produzido pelo Instituto FSB Pesquisa mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

B

Bússola

Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 11h37.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2022 às 12h17.

O discurso de despedida do ministro Luís Roberto Barroso da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, com críticas a ações que buscam desacreditar o sistema de votação, causou reações indignadas dos aliados do presidente Jair Bolsonaro. Um deles foi o senador Luiz do Carmo (MDB-GO), que usou as redes sociais para queixar-se da fala do magistrado. A série de posts sobre o tema conquistou mais de 20 mil curtidas no Twitter e o catapultou ao nono lugar do ranking FSBinfluênciaCongresso, que aponta os 15 integrantes do Senado mais populares no ambiente online.

O ranking, produzido pelo Instituto FSB Pesquisa, mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais.

O assunto também movimentou as redes de Lasier Martins (Podemos-RS), autor de proposta de emenda à Constituição para mudar a forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Post no Facebook em que ele defende o fim da vitaliciedade dos integrantes da Corte conquistou mais de 8,6 mil curtidas, 804 comentários e 670 compartilhamentos. Com o debate desse e de outros temas polêmicos, como a redução de gastos de instituições públicas, ele subiu 23 colocações e se posicionou em 12º no levantamento.

Entre os líderes do ranking, Marcos Rogério (PL-RO) foi quem subiu mais degraus (sete) e tirou o segundo lugar de Humberto Costa (PT-PE). O petista recuou para terceiro lugar. Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por sua vez, conseguiu sustentar o título de senador campeão das redes sociais ao manter a forte atuação das duas semanas anteriores. O Podemos é o partido com mais integrantes na seleta lista, com cinco representantes. É seguido por PL e PT, com três nomes cada um.

Câmara

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é figura constante em publicações de parlamentares do PT. Com sua visita ao Ceará, na semana passada, no entanto, ele passou a dominar as redes sociais do deputado José Guimarães (PT-CE), que recheou seus perfis com imagens e falas de cada passo do petista no estado. Os posts, que atraíram milhares de interações, associados à postagem intensa do parlamentar foram responsáveis por levá-lo ao alto do ranking FSBinfluênciaCongresso. Ele avançou 23 posições e conquistou o oitavo lugar entre os 20 mais populares da Câmara dos Deputados no ambiente virtual.

No espectro ideológico oposto, Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) foi outro que experimentou o sucesso online na última semana. Ex-integrante da Polícia Militar do Amazonas, ele subiu 16 colocações entre 15 e 21 de fevereiro ao postar sobre segurança pública, seu tema predileto. Marco Feliciano (PL-SP) e André Janones (Avante-MG) também se moveram velozmente rumo ao topo do levantamento, ao ganharem oito e cinco posições, respectivamente.

O pelotão de frente, ao contrário, manteve-se inalterado, sob domínio da bancada do PSL. Cinco deputados da legenda, liderados por Carla Zambelli (PSL-SP), ocupam os primeiros lugares, sem qualquer mudança em relação ao período anterior analisado. O partido, com sete integrantes, continua a ser o que mais possui representantes na lista. O PT, com quatro filiados, está em segundo no ranking das siglas partidárias.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | YouTube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPolíticaRedes sociaisSenado

Mais de Bússola

Como Inter, super app financeiro, lucrou R$ 195 mi apostando em IA generativa

Quem é a arquiteta que participa pela 6ª vez da mostra CASACOR assinando galeria de arte

Bússola Cultural: inscrições abertas para o 3° Concurso de Crônicas sobre futebol de várzea

Quem é a empresária que já cresce mais de 100% ao ano promovendo networking entre C-Levels?

Mais na Exame