Acompanhe:

Movimento reúne artistas para engajar jovens na profissão professor

Projeto aposta no poder das redes sociais para ressignificar a carreira docente e mobilizar estudantes para a profissão

Modo escuro

Continua após a publicidade
34% dos jovens já consideraram ser professor, mas desistiram, aponta pesquisa (Klaus Vedfelt/Getty Images)

34% dos jovens já consideraram ser professor, mas desistiram, aponta pesquisa (Klaus Vedfelt/Getty Images)

B
Bússola

Publicado em 7 de abril de 2022 às, 21h20.

O engajamento dos jovens para a profissão docente não é o mais expressivo: 34% dos jovens já consideraram ser professor, mas desistiram, resultando em apenas 5% dos entrevistados com interesse em trabalhar com educação. Esses dados partiram de uma investigação para entender melhor o que os jovens pensam sobre a carreira de professor, realizada pelo Instituto Península e o Movimento Profissão Docente em 2021. A pesquisa “A percepção dos jovens sobre a profissão docente” ouviu 1.600 estudantes do Ensino Médio, Técnico e Magistério sobre a profissão e a carreira.

Para mudar este cenário, o Movimento Professor Docente, com o apoio do Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Fundação Lemann e Itaú Social lança o SegueOsProfes, um projeto de mobilização que visa potencializar o prestígio da profissão professor, disseminar informações relevantes sobre o tema e apresentar aos estudantes as oportunidades que a carreira oferece.

Para Haroldo Rocha, coordenador geral do Movimento Profissão Docente, ainda que haja impacto em um bom professor na vida de pessoas na fase escolar, e o quanto esses profissionais sejam essenciais para o desenvolvimento da sociedade, a profissão não é suficientemente atrativa para os jovens brasileiros.

“Nosso desafio é atrair e engajar os jovens para a escolha da carreira docente”, declara Haroldo.

Pelas redes sociais, o projeto busca dialogar com os jovens que estão no Ensino Médio — uma fase muito importante na vida dos estudantes, pois marca a escolha profissional. “A ideia é levar o ‘SegueOsProfes’ para o Instagram, TikTok e Twitter justamente para chamar a atenção desse público com provocações que os façam refletir sobre seus futuros”, diz o coordenador.

De acordo com ele, o projeto visa abrir espaço de debate para que os jovens explorem seus interesses e, com isso, mostrar a carreira de professor, derrubar mitos, falar dos potenciais dessa profissão e o quanto ela pode ser promissora.

Para realizar ações que atinjam e atraiam os jovens, o projeto convidou artistas que tiveram a carreira impulsionada e inspirada pela atuação de professores ao longo da vida. A ação “feat. dos feats” traz artistas e professores que vão contribuir com relatos sobre suas realidades e afinidades com a profissão, mostrando como foram suas trajetórias e de que forma se descobriram na carreira.

Por meio dessas experiências compartilhadas, o “SegueOsProfes” busca criar uma conexão com a realidade dos jovens, mostrando que bons professores geram impacto nas próximas gerações e, consequentemente, no futuro de um país.

A próxima fase do projeto trará conteúdos voltados para os gestores e professores, com atividades, reflexões e dinâmicas para inspirá-los a abordarem a temática na sala de aula, para que os jovens se vejam protagonistas do planejamento de seus futuros e se vejam aptos a realizações em prol de seu projeto de vida.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Como lidar com a escassez de profissionais tech na era mais tecnológica

É preciso enxergar o varejo pelo filtro da geração Z

Como a construção de metas pode ajudar na conquista de objetivos

Últimas Notícias

Ver mais
Quais foram as 10 séries mais vistas de 2023?
Bússola

Quais foram as 10 séries mais vistas de 2023?

Há 5 horas

Por que o setor de alimentos é carro-chefe na criação de empregos na indústria de transformação
Bússola

Por que o setor de alimentos é carro-chefe na criação de empregos na indústria de transformação

Há 6 horas

Fidelização de clientes: veja 3 estratégias para 2024
Bússola

Fidelização de clientes: veja 3 estratégias para 2024

Há 8 horas

Bia Félix: 10 dicas práticas para ser mais criativo
Bússola

Bia Félix: 10 dicas práticas para ser mais criativo

Há 10 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais