Exame Logo

Temer pretende trilhar caminho de Dilma, diz Janaina Paschoal

Autora do impeachment afirmou que Temer segue passos de Dilma ao não afastar membros do governo envolvidos em denúncias

Janaina Paschoal: advogada faz críticas à condução de Temer sobre o escândalo que envolve o ministro da Secretaria de Governo (Foto/Agência Senado)

Bárbara Ferreira Santos

Publicado em 22 de novembro de 2016 às 14h00.

São Paulo — A advogada e professora da Faculdade de Direito da USP Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT), fez críticas ao presidente Michel Temer (PMDB), comparando-o à petista.

Em declarações publicadas em sua conta no Twitter nesta terça, Janaina disse que o presidente deve afastar membros do governo envolvidos em denúncias.

Veja também

Mesmo sem citar nomes de ministros, a mensagem é uma crítica à condução de Temer sobre a denúncia que envolve o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira de Lima , feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. Após pedir demissão, Calero afirmou que Geddel o pressionou para liberar a construção de um empreendimento milionário em Salvador. Temer afirmou que manterá Geddel no cargo.

"Os sinais indicam que o presidente pretende trilhar o caminho de sua antecessora, passando a mão na cabeça de quem precisa ser afastado", afirmou Janaina.

Ela afirmou ainda que o primeiro crime de responsabilidade de Dilma foi não afastar os envolvidos no escândalo do Petrolão. "Por mais que um presidente da República goste e confie em determinadas pessoas, ele tem o dever de tomar providências, diante de denúncias", afirmou Janaina.

"Não adianta o governante se apegar ao princípio da presunção de inocência. Esse princípio vale para o processo penal, não para a gestão pública", completou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffImpeachmentMichel Temer

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame