Brasil

SP tem chuva forte e granizo após dias de calor intenso na cidade

Foram registradas quedas de granizo em regiões da capital como Santa Ifigênia e Aclimação

São Paulo: cidade enfrentou chuvas fortes e granizo nesta semana (BertonhaFB/Getty Images)

São Paulo: cidade enfrentou chuvas fortes e granizo nesta semana (BertonhaFB/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 27 de setembro de 2023 às 16h14.

Última atualização em 27 de setembro de 2023 às 16h30.

Após dias de intenso calor em São Paulo, o tempo passa por uma mudança abrupta na cidade. Uma forte chuva atinge a capital paulista na tarde desta quarta-feira, 27, com granizo e nuvens carregadas sobre a região central. A previsão é de que a temperatura caia ao longo dos próximos dias.

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, a propagação de uma frente fria ao largo do litoral está promovendo a mudança na direção dos ventos.

Fique por dentro das últimas notícias no WhatsApp da Exame. Inscreva-se aqui 👉 https://t.ly/6ORRo

Por consequência, áreas de instabilidade estão se formando e provocando chuva. Foram registradas quedas de granizo em regiões como Santa Ifigênia e Aclimação.

Ainda segundo o órgão, as chuvas têm potencial para rajadas de vento de 60 km/h, com descargas elétricas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos. "A temperatura apresenta declínio, e a mínima prevista de 18 °C será observada no fim da noite", disse.

Nesta quarta, a média da temperatura máxima alcançou os 32,7 °C, e os menores índices de umidade se aproximaram dos 40%. Conforme informações do banco de dados do CGE, setembro registrou, até o momento, 47,3 mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 69,2% dos 68,3 mm previstos para o mês.

Próximos dias

Nos próximos dias, os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a entrada de umidade e do ar mais frio. A quinta-feira, 28, deve ter céu encoberto e períodos, com garoa e chuva leve. O CGE alerta a população para a queda abrupta de temperatura, com mínima de 15 °C e máxima de apenas 19 °C.

Na sexta-feira, 29, o dia começa com muitas nuvens, chuviscos e leve sensação de frio. Entre o fim da manhã e a tarde, acontecem poucas aberturas de sol que facilitam a elevação da temperatura. Não há previsão de chuva significativa. Mínima de 15 °C e máxima de 22 °C.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasMeteorologia

Mais de Brasil

Saldo bloqueado FGTS: o que fazer para desbloquear 

PIS e Cofins: saiba o que são e como calcular as alíquotas

O que é SSP: conheça o órgão emissor ou expedidor do RG

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

Mais na Exame