SP: frota de ônibus será reforçada para acesso aos locais de votação
Linhas operam no domingo com cerca de 2 mil veículos a mais
Agência Brasil
Publicado em 30 de setembro de 2022 às 11h21.
A frota de ônibus da capital paulista será reforçada para garantir o acesso dos eleitores aos locais de votação no domingo (2). Segundo a SPTrans, as linhas vão operar com cerca de 2 mil veículos a mais e capacidade equivalente à dos sábados.
As linhas de ônibus intermunicipais, gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na região metropolitana de São Paulo , seguirão a programação de domingo, sem alterações de horário. Pode haver reforço caso o movimento de passageiros aumente.
Leia também: Justiça Eleitoral alerta sobre possível alteração em local de votação; veja como consultar
As cinco linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão com intervalos médios de dez minutos, mas em caso de aumento de passageiros haverá trens de prontidão para atender à demanda em todas as linhas.
A operação das Linhas 4-Quatro, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, controladas pela ViaMobilidade e ViaQuatro, será equivalente à programação dos domingos, com intervalos médios de dez minutos e possibilidade de readequação da frota em caso de necessidade.
No Metrô, todas as linhas funcionarão normalmente, das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas aos sábados e domingos comuns, com trens reservas podendo entrar em operação.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nos principais corredores da cidade para garantir segurança, fluidez e mobilidade dos eleitores no acesso aos postos de votação e vias do entorno. O monitoramento e a operação de trânsito nas zonas eleitorais serão intensificados das 7h às 18h.
Segurança
O governo estadual montou esquema de segurança reforçado para escoltar juízes eleitorais e garantir a segurança dos locais de votação e cartórios eleitorais. Serão mobilizados 83 mil policiais, sendo 68 mil militares, 15 mil civis e 300 policiais técnico-científicos, trabalhando na Operação Eleições.
Os policiais militares estão escalados para garantir a ordem pública e a tranquilidade no estado. Pelos planos da Secretaria de Segurança Pública, 64.692 PMs farão o policiamento dos locais de votação. Mais 2.358 garantirão a segurança dos cartórios eleitorais e 786 farão a escolta dos juízes eleitorais.
As polícias Civil e Técnico-Científica reforçarão os efetivos para atender a qualquer eventualidade. Na Civil, a estimativa é de que 15 mil policiais estejam mobilizados ao longo do plantão de eleições.
Veja também:
Pode votar de bermuda? Veja o que é permitido vestir no dia da eleição
Todos os ministros do TSE vão acompanhar apuração para rebater contestações