Acompanhe:

Servidores da saúde do DF entram em estado de greve

O sindicato da categoria alega que o governo local não está cumprindo o negociado com a categoria em julho do ano passado

Modo escuro

Continua após a publicidade
A próxima assembleia geral dos servidores da área de saúde está marcada para a próxima terça-feira (27) (Renato Araújo/ABr)

A próxima assembleia geral dos servidores da área de saúde está marcada para a próxima terça-feira (27) (Renato Araújo/ABr)

D
Da Redação

Publicado em 20 de março de 2012 às, 14h55.

Brasília – Os servidores da área de saúde do Distrito Federal entraram hoje (20) em estado de greve, alegando que o governo local não está cumprindo acordo negociado com a categoria em julho do ano passado para incorporação aos salários dos 80% restantes da gratificação de atividade técnico-administrativa. O estado de greve foi aprovado pela categoria em assembleia geral.

Segundo representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal (SindSaúde), estão previstas assembleias regionais para mobilizar toda a categoria, que reivindica também um prazo para implantação dos planos de Carreira, Cargos e Salários e de saúde até o segundo semestre deste ano.

O governo do Distrito Federal (GDF) tem de cumprir seus compromissos, disse a diretora de Finanças do SindSaúde, Marli Rodrigues. "O acordo foi feito com os servidores, deve ser cumprido, pois acordo não cumprido é igual a cheque sem fundo", ressaltou.

A sindicalista destacou que, "como aviso ao governo", houve hoje paralisação de meia hora no Hospital Regional do Gama (região administrativa do Distrito Federal). "Denunciamos e, com certeza, vamos repetir [a paralisação de 30 minutos] em outros hospitais", disse Marli.

De acordo com o SindSaúde, o acordo que precisa ser cumprido pelo GDF prevê a criação de cargos para os agentes comunitários de saúde, dentro da carreira de assistência pública de Brasília, a reintegração da gratificação de movimentação para servidores que residem no Entorno do Distrito Federal e a redução da carga horária de 30 horas semanais para 24 horas.

A Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal informou à Agência Brasil que o acordo em questão está sendo cumprido e que o projeto de lei que prevê a incorporação de 50% da gratificação de atividade técnico-administrativa até setembro de 2012 será enviado à Câmara Legislativa após avaliação do primeiro quadrimestre, para que não ultrapassar os percentuais determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A próxima assembleia geral dos servidores da área de saúde está marcada para a próxima terça-feira (27).

Últimas Notícias

Ver mais
Opas alerta sobre recorde de dengue na América Latina, impulsionado por mudança climática
Mundo

Opas alerta sobre recorde de dengue na América Latina, impulsionado por mudança climática

Há 16 horas

Macron e Lula se reúnem hoje em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem hoje em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Há um dia

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs
Um conteúdo Bússola

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs

Há um dia

Do saneamento à saúde, Brasil é o retrato das diferenças abissais
ESG

Do saneamento à saúde, Brasil é o retrato das diferenças abissais

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais