Exame Logo

Senador Clésio Andrade renuncia por motivos de saúde

Político é réu em ação penal do STF pelo suposto envolvimento no chamado mensalão tucano

Senador Clésio Andrade, do PMDB de Minas Gerais (Geraldo Magela/Agência Senado)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 17h47.

Brasília - O senador Clésio Andrade (PMDB-MG), réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal ( STF ) pelo suposto envolvimento no chamado mensalão tucano, renunciou ao mandato nesta terça-feira alegando problemas de saúde .

"(Renuncio) por motivo de acometimento de problema de saúde, que acarretará procedimentos e tratamentos que se estenderão pelo tempo que resta de meu mandato", informou Andrade em ofício encaminhado ao Senado.

Veja também

"Não optei por licença, uma vez que considero prejuízo ao erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções", diz o texto lido no plenário pelo vice-presidente da Casa, senador Tião Viana (PT-AC).

No lugar de Andrade, assumirá Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, filho do ex-governador mineiro e ex-vice-presidente da República, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

Segundo a Agência Senado, Andrade terá de se submeter a uma cirurgia devido a um grave problema ósseo e a recuperação do procedimento se estenderá por pelo menos 120 dias.

No STF, Andrade é réu na ação penal que investiga o desvio de verbas públicas em Minas Gerais para o caixa de campanha de Eduardo Azeredo (PSDB) à reeleição do governo estadual em 1998, o chamado mensalão tucano.

Andrade era candidato a vice-governador na chapa de Azeredo. Azeredo renunciou ao mandato de deputado federal neste ano para evitar o julgamento do caso no STF, que enviou o processo para a primeira instância da Justiça Federal de Minas Gerais.

O caso do senador ainda não tem data para ser analisado pelos ministros do Supremo.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame