Brasil

São Paulo tem fevereiro mais chuvoso em 77 anos

Os 449 milímetros registrados na capital até esta quarta-feira, 26, superaram os 445 mm de fevereiro de 1995 e os 416 de fevereiro de 1970

São Paulo: temporal que atingiu a capital e a região metropolitana no dia 10 causou diversos transtornos (Agência Brasil/Agência Brasil)

São Paulo: temporal que atingiu a capital e a região metropolitana no dia 10 causou diversos transtornos (Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 11h37.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2020 às 11h39.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo — As chuvas que caíram na cidade de São Paulo ao longo de fevereiro são as mais volumosas para o mês em 77 anos de medição informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os 449 milímetros registrados na capital até esta quarta-feira, 26, superaram os 445 mm de fevereiro de 1995 e os 416 de fevereiro de 1970 (veja a lista abaixo). Temporais que atingiram a cidade causaram estragos ao longo do mês, como numa segunda-feira, dia 10, quando houve transbordamentos nos rios Tietê e Pinheiros.

Segundo o Inmet, choveu em 21 dos 26 dias deste mês, maior quantidade de dias com chuva em fevereiro desde 1998, quando foi registrada precipitação em 23 dias. "Assim já é possível dizer que são 21 dias de chuva em SP neste mês de fevereiro, tornando o 3° mês de fevereiro (desde 1961, início da série histórica disponível) com o maior número de dias de chuva, perdendo apenas para 1998 (23 dias) e para 1993 (22 dias)", detalhou o órgão.

O tempo continuará nublado na capital paulista, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura. O órgão informou que o sistema frontal se afasta em direção ao Rio de Janeiro, mas os ventos úmidos vão se manter, com formação de muitas nuvens sobre a faixa leste paulista. Nesta quinta-feira, a temperatura vai apresentar acentuado declínio, com mínima de 18ºC e máxima de 21ºC. Na sexta, a mínima chega a 16ºC.

O temporal que atingiu a capital e a região metropolitana no dia 10 causou diversos transtornos. O transbordamento nas marginais travou o trânsito na cidade e os alagamentos atingiram casas, prédios, estabelecimentos comerciais.

O prejuízo foi milionário na Ceagesp, que teve de descartar 7 mil toneladas de alimentos. A Prefeitura decretou emergência em áreas da zona leste, onde os alagamentos permaneceram dias após a tempestade.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula muda estratégia, parte para o ataque contra Flávio e aposta em propostas populares

Flávio Bolsonaro promete usar Santa Catarina como modelo para governar o Brasil

Lula volta a prometer que vai acabar com as bets: 'pessoas estão se endividando'

PGR confirma autenticidade de foto de Paulo Gonet ao lado de Vorcaro