Brasil

São Paulo está em estado de atenção para enchentes

O temporal da madrugada fez com que a capital paulista permanecesse também em estado de atenção entre as 02h40 e as 5h


	Em 18 horas, SP tem quase um terço da chuva esperada para setembro
 (Paulo Pinto/ Fotos Públicas/Divulgação)

Em 18 horas, SP tem quase um terço da chuva esperada para setembro (Paulo Pinto/ Fotos Públicas/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2015 às 16h39.

São Paulo - A cidade de São Paulo está em estado de atenção desde as 14h15 de hoje (8), pela segunda vez, para alagamentos. O temporal da madrugada fez com que a capital paulista permanecesse também em estado de atenção entre as 02h40 e as 5h.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), áreas de instabilidade provenientes do interior do estado atingem a cidade e municípios vizinhos, provocando chuva intermitente de intensidade moderada e, em alguns momentos, fortes.

Há ainda potencial para alagamentos. Às 16h, eram 16 pontos de alagamento, dois deles intransitáveis.

Imagens de radar meteorológico do CGE mostram chuva forte nos bairros de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, na zona Leste, e precipitação moderada em Jaçanã, Tremembé, Santana, Vila Maria e Vila Guilherme.

Nesta quarta-feira (9), segundo o centro, a formação de uma frente fria reforçará as chuvas sobre o estado de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana, que têm potencial para a formação de alagamentos.

O período do dia com maior potencial para a ocorrência de chuvas significativas é entre a madrugada e a manhã. As temperaturas devem oscilar entre mínima de 15ºC e máxima de 21ºC. Já os percentuais de umidade relativa do ar se mantém elevados e acima dos 65%.

Para quinta-feira (10), o centro prevê sol entre muitas nuvens. O amanhecer deve registrar cerca de 15ºC e, durante a tarde, a máxima atinge os 23ºC.

As chuvas devem retornar entre o período da tarde e da noite, na forma de pancadas rápidas, mas com menor potencial para alagamentos. As taxas de umidade relativa do ar variam entre 60% e 95%.

Desde as 15h de ontem (7) até as 15h de hoje, a cidade de São Paulo registrou 39,2 milímetros (mm) de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesFrioMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Prefeito de Canoas diz que reconstrução de prédios públicos demanda mais de R$ 200 milhões

OPINIÃO: Nunca esqueceremos

Enchentes no RS: sobe para 155 o número de mortos; 94 pessoas seguem desaparecidas

Campanhas de Boulos e Tabata veem Datena “roubando” votos de Nunes; MDB acredita em aliança com PSDB

Mais na Exame