Acompanhe:

Quais são os principais diferenciais do empreendedor brasileiro? Para Fernanda Teich, head de Gente da Stone, o povo brasileiro está tão acostumado a lidar, diariamente, com problemas das mais diversas esferas que a adaptação, o jogo de cintura, a flexibilidade e a redefinição de estratégias são características enraizadas. “Nós conseguimos avaliar um problema por várias óticas diferentes. Somos também um povo que gosta muito de trabalhar. Essa combinação é poderosa.”

Teich participou de um debate ao lado de André Mercadante Américo, diretor de Rede, Planejamento Estratégico, Gestão de Receitas e Alianças da Azul Linhas Aéreas, promovido pelo Canal UM BRASIL — uma realização da FecomercioSP —, em parceria com a BRASA em Casa, a maior associação de brasileiros estudantes no exterior.

Um dos temas do bate-papo foi o fato de que, em um país com as dimensões do Brasil e tantas demandas em busca de solução, o empreendedor brasileiro tem algumas condições que tornam esse ambiente distinto. “O maior potencial de ganho que temos ao estarmos inseridos no nosso contexto único é que somos uma nação de muitas oportunidades. Cada um dos problemas dos quais reclamamos no dia a dia são, na verdade, uma chance de concretizar uma entrega melhor. No cenário macro, também testamos muitas coisas. A nossa natureza é de altos e baixos, então, somos especialistas em nos adaptarmos às situações e tirar o melhor proveito delas. Está no nosso DNA”, afirma Américo. “Como as respostas às perguntas do empreendedor nem sempre são exatas e assertivas, os diferenciais da intuição, do ‘arriscar’, do se propor a errar e da resiliência são valiosos. Já entendemos que, com inovação e empreendedorismo, 99% do tempo é errar e aprender com os erros.”

Segundo Fernanda, as condições de empreendedorismo no Brasil também têm características distintas, como a quantidade de pessoas com potencial de empreender e instituições voltadas a fomentar isso, bem como menor concorrência em comparação a nações mais desenvolvidas. “Quando você se propõe a resolver um problema nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de uma dúzia de empresas que já conseguiram captar recurso e estão bem mais adiantadas. Aqui, há espaço para ‘nadar de braçada’. Temos oportunidades, gente competente e espaço para crescer.”

Um dos focos da conversa foi a respeito de como um empreendedor pode mapear os recursos e oportunidades necessários para dar o pontapé inicial. Américo pondera que “a análise não se trata apenas do aspecto comercial, mas dos fundamentos de cada um dos locais prospectados. Certamente, isso também envolve o palpite, o feeling comercial e o mapeamento, com dados para análises socioeconômicas”, argumenta.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Palestinos acusam Israel de 'apartheid' durante audiência na CIJ
Brasil

Palestinos acusam Israel de 'apartheid' durante audiência na CIJ

Há 3 horas

G20 no Rio: Brasil deve focar em reformas na ONU
Brasil

G20 no Rio: Brasil deve focar em reformas na ONU

Há 4 horas

O que é uma 'persona non grata'? Entenda as consequências para Lula
Brasil

O que é uma 'persona non grata'? Entenda as consequências para Lula

Há 4 horas

De volta da África, Lula entra na articulação política e deve encontrar líderes do Congresso
Brasil

De volta da África, Lula entra na articulação política e deve encontrar líderes do Congresso

Há 6 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais