Prouni 2024: MEC adia divulgação novamente dos resultados da segunda chamada; veja nova data

Anteriormente, a liberação da lista estava prevista para terça-feira, 27, depois para quarta-feira, 28. O MEC ainda não explicou o motivo dos adiamentos

Prouni: estudantes reclamam do atraso no resultado (SOPA/Getty Images)
Prouni: estudantes reclamam do atraso no resultado (SOPA/Getty Images)
André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 07h41.

Última atualização em 29 de fevereiro de 2024 às 10h19.

O Ministério da Educação (MEC) adiou pela segunda vez a divulgação dos resultados dos pré-selecionados para a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo do primeiro semestre de 2024.

Anteriormente, a liberação da lista estava prevista para terça-feira, 27, depois para quarta-feira, 28. Agora, consta no site oficial do programa que os pré-selecionados serão disponibilizados na sexta-feira, 1. Nas redes sociais, estudantes reclamaram do atraso e questionaram que o MEC não divulgou nenhum aviso oficial sobre os adiamentos.

Procurado pela EXAME, o ministério não explicou o motivo do atraso e disse que as equipes estão trabalhando para divulgar os resultados "o mais rápido possível". A pasta não cravou quando os selecionados serão divulgados.

"As equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) estão trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni o mais rápido possível.", afirmou a pasta em nota.

Esse é o segundo problema na liberação de resultados de programas de acesso ao ensino superior da pasta neste semestre. Na chamada regular do Sisu, uma primeira versão da lista de pré-selecionados foi divulgada com erros, e estudantes que apareciam aprovados em um dia, não foram contemplados como a vaga quando a lista oficial foi disponibilizada.

Como acessar o resultado da segunda chamado do Prouni 2024?

Para acessar o resultado é necessário acessar sua conta do Gov.br no site do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/prouni).Quando o resultado estiver disponível será possível verificar os selecionados na chamada regular.

Quando sai o resultado da segunda chamada do Prouni?

O resultado da segunda chamada está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, 1. Inicialmente, a lista deveria ter sido disponibilizada na terça-feira, 27.

Que horas sai o resultado da 2º chamada do Prouni 2024?

O resultado da segunda chamada deve divulgado nesta sexta-feira, 1, no site do Prouni. A lista deve estar disponível até o fim da tarde. Na primeira chamada, os resultados foram liberados para acesso às 16h.

A EXAME procurou o ministério para confirmar a liberação da lista de aprovadas e aguardar o posicionamento da pasta.

Calendário do Prouni

  • Inscrição: 29/1 a 2/2
  • Resultado 1ª chamada: 6/2
  • Resultado 2ª: 1/3*
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 1/3 a 12/3
  • Inscrição da lista de espera: 18 e 19/3
  • Resultado da lista de espera: 22/3

*Resultado adiado

Quem pode se inscrever no Prouni?

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

tenha cursado:

  • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

O que é Prouni?

O Prouni é programa que oferta vagas em instituições particulares de ensino superior com bolsas de estudo de 50% e 100%.

Quem criou o Prouni?

O programa Universidade para Todos foi criado em 2004pela Lei nº 11.096/2005 pelo Ministério da Educação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o ministro da Educação era Fernando Haddad, que enquanto esteve à frente do MEC, a pasta alcançou o número de mais de um milhão de bolsas de estudos concedidas em universidades privadas de todo o país.A primeira edição do programa, em 2005, ofereceu um total de 112.416 bolsas no total.

Próximos passos para confirmar a bolsa do Prouni

Caso o candidato esteja entre os selecionados, será necessário entregar a documentação na instituição de ensino superior na qual o estudante foi pré-aprovado. O prazo vai até 7 de março. O procedimento visa à comprovação das informações prestadas na inscrição e pode ser realizado presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

Mais de Brasil

Pasta da Saúde fecha acordo com Moderna para compra de 12,5 milhões de vacinas contra covid

Vamos ampliar pagamento do Pé-de-Meia para todos os estudantes inscritos no CadÚnico, afirma Lula

Lewandowski defende alterar Constituição para aumentar poder da União na segurança pública

Lula vai falar com Lira e Pacheco e governo pode ceder parte do veto em emendas, diz Randolfe

Mais na Exame