Partidos que apoiam Dilma não vão suar por ela, diz Aécio
Senador afirmou que vários partidos da base aliada não vão se esforçar pela vitória da petista
Da Redação
Publicado em 15 de maio de 2014 às 16h32.
São Paulo - O pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, afirmou nesta quinta-feira que vários partidos da base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff não vão se esforçar pela vitória da petista mesmo que formalizem apoio à candidatura dela à reeleição.
"Vários partidos políticos que hoje estão na base, pelas armas do governo, pela cooptação do governo, pela oferta crescente de espaços públicos, continuarão dando o tempo de televisão ao governo", disse Aécio a jornalistas após reunião em São Paulo, referindo-se ao horário gratuito de rádio e TV.
"Mas, certamente, não darão seu suor e os votos que têm porque mesmo muitos deles já estão cansados do governo", acrescentou.
Entre os exemplos citados, Aécio lembrou o PMDB, que vive uma relação turbulenta com a presidente Dilma, capitaneada pela bancada do partido na Câmara, e o PP, com quem os tucanos farão aliança regional, por exemplo, no Rio Grande do Sul.
Aécio disse que participará no próximo dia 24 do lançamento da candidatura da senadora Ana Amélia Lemos (PP) ao governo gaúcho.
Aécio afirmou ainda que espera definir o nome do vice em sua chapa até 14 de junho, data marcada para a convenção nacional do partido, que ocorrerá em São Paulo.
"A escolha do vice não é uma escolha do candidato, é do conjunto de forças políticas que nos apoiam. O dia 14 de junho é a nossa convenção e espero que até lá esta questão esteja decidida", disse.
O senador voltou a atacar a gestão de Dilma, classificando-a como um governo de improviso e incapaz.
"As duas marcas do governo --não vou nem entrar na crítica ética e moral que está presente na mente do povo-- são o improviso e a incapacidade de gestão", disse.
O pré-candidato do PSDB também aproveitou para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que associou em artigo no jornal espanhol El País as críticas feitas à realização da Copa do Mundo ao ano eleitoral.
"Todos nós somos brasileiros e torcemos para o Brasil vencer as Copas. Grande parte das obras de mobilidade que eram compromisso do governo ficou pelo meio do caminho. Talvez seja um ex-presidente atormentado por aquilo que o ministro Gilberto Carvalho disse que o governo fracassou, falhou na execução de muitas obras", disse Aécio.
Apesar dos ataques a Dilma, o tucano não quis entrar em conflito com o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, que recentemente reforçou críticas da companheira de chapa Marina Silva a ele.
"Todo candidato tem o direito de escolher o melhor caminho. Quero trabalhar para encerrar o ciclo do governo que está aí, que perdeu o controle da economia, que paralisou o Brasil na infraestrutura e não nos permite mais avançar nos nossos indicadores sociais. Esse é o meu foco e não mudaremos a estratégia de campanha", disse.
Aécio participou em São Paulo da oficialização do ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia como coordenador-geral do programa de governo da campanha.
Também foi apresentado Fábio Feldman como coordenador setorial de meio-ambiente. A equipe de Anastasia será formada ainda por Carla Grosso, que será coordenadora-executiva do programa.
Idade: 58 anos
Nacionalidade: Alemã Formada pela Leipzig University, Angela Merkel é chanceler da Alemanha desde 2005. Nos últimos dez anos,ficou no topo de sete edições da lista das mais poderosas da Forbes. Este ano, disputa a terceira reeleição.
Idade: 65 anos
Nacionalidade: Brasileira Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil. Sob sua batuta, o país alcançou a sétima posição entre as maiores economias do mundo. Este mês, a presidente ganhou mais um aliado, como classifica a Forbes: Roberto Azevedo tornou-se o primeiro brasileiro a assumir a liderança da OMC.
Idade: 48 anos
Nacionalidade: Americana Formada pela Duke University, Melinda Gates , ex-funcionária da Microsoft, não topou a condição de ser apenas “esposa de bilionário”. Atualmente, a fundação tem mais de mil funcionários. No último dia 13 de maio, ela afirmou durante discurso para recém-formados da Duke University que o termo abstrato humanidade “nunca irá te inspirar do mesmo jeito que os seres humanos que você conhecer”.
Idade: 49 anos
Nacionalidade: Americana Doutora em jurisprudência pela Universidade de Harvard, a primeira-dama americana tem uma taxa de popularidade mais elevada que a do marido, Barack Obama. Atualmente, desenvolve um programa contra a obesidade infantil nos Estados Unidos.
Idade: 65 anos
Nacionalidade: Americana Com um mestrado em Direito pela Universidade de Yale, Hillary Clinton caiu três posições com relação ao ano passado. Segundo a Forbes, ela é uma das principais apostas do partido Democrata para as eleições de 2016.
Idade: 43 anos
Nacionalidade: Americana Formada pela Universidade de Harvard, Sheryl Sandberg lançou este ano o livro “Lean In: Women, Work and the Will to Lead” que vendeu cerca de 150 mil exemplares na primeira semana depois do lançamento. Em 2012, o lucro do Facebook com propagandas em dispositivos móveis representou 18,4% do mercado americano.
Idade: 57 anos
Nacionalidade: Francesa Formada pelo Institut d''etudes politiques d''Aix-en-Provence, Christine Lagarde foi a primeira mulher a ocupar o posto máximo do FMI. No ano passado, ela ocupava a 8ª posição e há quem aposte que, nas próximas eleições, será candidata à presidência da França.
Idade: 55 anos
Nacionalidade: Americana Formada pela Universidade de Virginia, Janet Napolitano também foi pioneira ao assumir a secretaria de segurança interna dos Estados Unidos - o terceiro maior departamento do governo americano. Ano passado, figurou na nona posição.
Idade: 66 anos
Nacionalidade: Italiana naturalizada indiana Nascida na Itália, Sonia Ghandi é viúva do ex-primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi e nora da também ex-primeira-ministra Indira Gandhi. Em 2004, venceu as eleições legislativas indianas, mas não chegou a assumir. É a pessoa que lidera há mais tempo o partido do congresso nacional indiano.
Idade: 57 anos
Nacionalidade: Indiana naturalizada americana Assumiu o comando da Pepsico em outubro de 2006, mas entrou na companhia em 1994. É formada em Química, Física e Matemática pela indiana Madras Christian College. Tem mestrado em finanças e marketing pelo Indian Institute of Management em Calcutá, além de um mestrado em gestão pública e priva pela Yale University.
Idade: 61 anos
Nacionalidade: sul-coreana Engenheira formada pela Sogang Universit, Geun-hye Park é a primeira mulher a assumir a presidência da Coreia do Sul. Aos 22 anos, se tornou a primeira dama do país, após a morte de sua mãe. Seu pai liderou o país por 18 anos. Em meio às ameaças da Coreia do Norte de preconizar uma guerra nuclear, é a primeira vez que aparece no ranking.
Idade: 55 anos
Nacionalidade: americana Formada pela Northwestern University, Virginia Rometty assumiu a batuta da IBM em outubro de 2011.
Idade: 59 anos
Nacionalidade: Americana Formada pela Tennessee State University, Oprah Winfrey tem uma fortuna de 2,8 bilhões de dólares, segundo a Forbes, o que a coloca na posição 503 da lista dos bilionários da publicação. Segundo a revista, ela gastou 100 milhões de dólares na Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls na África do Sul.
Idade: 54 anos
Nacionalidade: americana Formada pela Universidade Columbia, a CEO da Xerox foi a primeira mulher negra a liderar uma corporação nos Estados Unidos. Ela entrou na companhia na década de 80 como estagiária.
Idade: 56 anos
Nacionalidade: Americana Meg Whitman, como é chamada, preside a HP desde setembro de 2011. Antes disso, foi presidente do eBay de 1998 a 2008. É formada em Economia pela Princeton University e tem um MBA pela Harvard Business School.
Idade: 59 anos
Nacionalidade: Australiana A 36ª bilionária mais rica do mundo e a 5ª mulher mais rica do mundo, Georgina Rinehart é protagonista de algumas situações polêmicas. No ano passado, defendeu, em um artigo, que para restaurar a competitividade australiana seria necessário reduzir o salário mínimo semanal.
Idade: 31 anos
Nacionalidade: americana Os números mostram porque Beyonce é, hoje, a diva por excelência do mundo da música. Os 15 minutos do show dela no intervalo do Super Bowl 2013 atraiu 104 milhões de telespectadores ao redor do globo. Além disso, ela fechou um contrato de 50 milhões de dólares com a Pepsi e lançou um documentário autobiográfico na HBO. Além é claro de sair em uma turnê mundial de 55 dias.
Idade: 59 anos
Nacionalidade: brasileira Formada pela UFF e FGV, Graça Foster subiu uma posição com relação ao ano passado. “Em 2012, a Petrobras produziu cerca de 2 milhões de barris de óleo diariamente e espera níveis similares este ano”. No primeiro trimestre de 2013, a companhia teve lucro de 7,69 bilhões de reais, uma redução de 16,5% em relação ao mesmo período de 2012.
Idade: 59 anos
Nacionalidade: americana Formada pela Universidade de Harvard, Jill Abramson foi a primeira mulher a assumir o posto de editora-executiva do jornal em 162 anos de história.
Idade: 60 anos
Nacionalidade: americana Irene Rosenfeld está na Mondelez International (antiga Kraft Foods) desde 2007.Tem um PhD em Marketing e Estatítica, um mestrado em Ciencias da Administração de Negócios e um bacharel em Psicologia da Arte pela Cornell University.