Brasil

Obras no entorno do Maracanã são entregues à população

A última etapa foi inaugurada ontem, uma passarela de 530 metros, que liga o Parque da Quinta da Boa Vista ao estádio


	Homens trabalhando na reforma do entorno do Maracanã, um dos estádios que deverá receber jogos da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Homens trabalhando na reforma do entorno do Maracanã, um dos estádios que deverá receber jogos da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2014 às 18h54.

Rio de Janeiro - A última etapa das obras no entorno do Maracanã foi inaugurada hoje (1º) — uma passarela de 530 metros, que liga o Parque da Quinta da Boa Vista ao estádio, passando por cima da Avenida Radial Oeste e das linhas do trem e do metrô.

O parque será usado como área de apoio durante os jogos da Copa do Mundo e vai ajudar na dispersão do público.

Foram investidos pela prefeitura do Rio R$ 109,5 milhões em obras de requalificação e infraestrutura na região, que incluíram, além da passarela, calçadas, ciclovia, iluminação, paisagismo e instalação de rampas acessíveis, piso tátil e áreas para embarque e desembarque de pessoas com deficiência.

Morador da Tijuca há mais de 30 anos, o petroleiro Gladston Fonseca diz que já tinha pensado em uma passarela no local há muito tempo.

De acordo com ele, o equipamento facilita o acesso dos moradores da Tijuca ao Parque da Quinta da Boa Vista, proporcionando mais qualidade de vida.

“Vai melhorar muito a área de lazer, que a Tijuca precisa. Antes de ter a outra passarela [perto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, também entregue recentemente], tinha que arriscar atravessar a rua no meio dos carros mesmo, para vir para uma área de lazer melhorada, porque a Quinta é mais arborizada e não tem tanta poluição como aqui no Maracanã. Aqui passam mais de 20 mil carros pela manhã, então a poluição é grande”.

Mas ele cobra segurança. “Agora, aguardamos policiamento, porque senão vai ficar uma coisa absurda. O pessoal não vai nem usar, vai ficar com medo da marginalidade."

Sob a passarela também foi inaugurada hoje uma pista de skate do tipo bowl, que é como uma piscina com as bordas arredondadas, com profundidades que variam de 1 metro a 2,4 metros.

De acordo com a prefeitura, o equipamento já foi testado pelo skatista Sandro Mineirinho e pelo surfista de grandes ondas Carlos Burle.

A última obra prevista é uma passarela intermodal de integração Metrô-Trem do Maracanã, em execução pelo governo do estado.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFutebolMaracanã

Mais de Brasil

Adaptação das cidades à crise climática exige mudança de paradigma, dizem especialistas

Bairros, empreendimentos e cidades inteligentes

Enchentes no RS: mais de 76 mil pessoas estão em abrigos; 155 mortes e 94 desaparecidos

Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Mais na Exame