Novo partido se apresenta como "sonho de pessoas leais a Bolsonaro"
Presidente anunciou saída do PSL nesta terça e a decisão de criar uma nova legenda; a "Aliança pelo Brasil" precisa ser aprovada pelo TSE para ser criada
Reuters
Publicado em 12 de novembro de 2019 às 21h13.
Última atualização em 21 de novembro de 2019 às 12h55.
São Paulo — O manifesto da Aliança pelo Brasil , partido a ser criado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, cita nominalmente o presidente e afirma que um de seus objetivos é resgatar o Brasil do massacre que, de acordo com o documento, vem sofrendo pela "degradação moral contra as boas práticas e os bons costumes".
O texto diz que o partido a ser criado — e cujo processo de formalização foi anunciado nesta terça por Bolsonaro quando comunicou a parlamentares do PSL , sua sigla atual, que deixará a legenda — abrigará a "grande maioria de brasileiros e brasileiras que clamam por uma nova ordem de referências éticas e morais".
"Muito mais que um partido, é o sonho e a inspiração de pessoas leais ao presidente Jair Bolsonaro, de unirmos o país com aliados em ideais e intenções patrióticas", afirma o texto.
O manifesto diz que a "aliança" é com as "famílias, com as pessoas de bem, com os trabalhadores, com os empresários, com os militares, com os religiosos e com todos aqueles que desejam um Brasil realmente grande, forte e soberano". O texto ressalta temas presentes no vocabulário do presidente Bolsonaro, como "Brasil soberano" e "ordem". Bolsonaro espera levar cerca de 30 de 53 deputados do PSL ao novo partido, quando ele for criado.
"Aliança é união e é força. E a Aliança pelo Brasil é o caminho que escolhemos e queremos para o futuro e para o resgate de um país massacrado pela corrupção e pela degradação moral contra as boas práticas e os bons costumes."
Mais cedo, após se reunirem com Bolsonaro no Palácio do Planalto, deputados da ala do PSL ligada ao presidente disseram que ele anunciou sua saída da legenda e a criação da Aliança pelo Brasil até março do ano que vem.
Abaixo, a íntegra do manifesto:
"ALIANÇA PELO BRASIL
Aliança é união e é força. E a Aliança pelo Brasil é o caminho que escolhemos e queremos para o futuro e para o resgate de um país massacrado pela corrupção e pela degradação moral contra as boas práticas e os bons costumes.
Por isso estamos formando uma nova Aliança pelo Brasil. A Aliança por um país da liberdade, da prosperidade, da educação, da ética, da meritocracia, da transparência, do respeito às leis da segurança e da igualdade para homens e mulheres no trabalho, na política e em todos os campos do desenvolvimento social.
Nossa Aliança se dirige a abrigar essa grande maioria de brasileiros e brasileiras que clamam por uma nova ordem de referências éticas e morais, que conduzam nossa gente honesta e trabalhadora de volta às ruas, às praças e a todos os recantos das cidades com segurança e com muito orgulho do país que ajudam a construir.
Nossa Aliança é com as famílias, com as pessoas de bem, com os trabalhadores, com os empresários, com os militares, com os religiosos e com todos aqueles que desejam um Brasil realmente grande, forte e soberano.
Por tudo isso o nosso novo destino é a Aliança pelo Brasil, a Aliança.
Isso mesmo! Muito mais que um partido, é o sonho e a inspiração de pessoas leais ao Presidente Jair Bolsonaro, de unirmos o país com aliados em ideais e intenções patrióticas.
Uma nova e verdadeira atitude de aliados que almejam livrar o país dos larápios, dos "espertos", dos demagogos e dos traidores que enganam os pobres e os ignorantes que eles mesmo mantêm, para se fartar.
Portanto, convidamos você a ser um voluntário e a apoiar este sonho que está pronto para acontecer com a Aliança pelo Brasil - Aliança. Um partido inovador, integrado, transparente e aberto à participação dos brasileiros todos os dias, todas as horas, e capaz de se comunicar com as suas bases e filiados por meio das mais modernas e eficientes ferramentas de comunicação.
Aliança é participar, é inovar e é transformar nossa terra num novo e próspero Brasil.
Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!"