Novo ministro da Educação quer fazer Enem online, diz jornal
De acordo com proposta de Cid Gomes, cada candidatos faria uma prova diferente e poderia fazer o exame mais de uma vez ao longo do ano
Da Redação
Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 09h02.
São Paulo - Cid Gomes, novo ministro da Educação ( MEC ), pretende propor um novo formato para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova prova seria online e aconteceria mais de uma vez por ano, segundo ele afirmou ao jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o novo projeto, os estudantes fariam o exame em terminais de computadores. Segundo a publiação, a ideia é adotar um sistema semelhante ao SAT (Scholastic Aptitude Test) americano, que define um conjunto de questões aleatórias para cada candidato. Dessa forma, cada aluno faria uma prova diferente.
O novo ministro pretende também retomar uma antiga ideia de Fernando Haddad, quando estava no comando da pasta, e acabar com a aplicação da prova em um único fim de semana para os candidatos de todo o país.
Assim, os alunos teriam à disposição uma janela de dias para fazer a prova em locais credenciados. Os candidatos poderiam também fazer quantas edições desejasse. Ficaria a cargo das universidades determinar quais versões seriam aceitas.
O Enem é hoje o maior vestibular do país. A edição de 2014 bateu recorde de 8,7 milhões de candidatos inscritos. Destes 6,3 milhões realizaram o exame.
A prova é a porta de entrada para pelo menos 170 mil vagas em cursos superiores de instituições públicas. O resultado do Enem 2014 será divulgado na próxima terça-feira.