Exame Logo

Medidas do governo simplificam legislação trabalhista, diz Firjan

A simplificação e flexibilização da legislação trabalhista, com mais prestígio às negociações coletivas, estão entre as propostas defendidas pela entidade

Carteira de trabalho: "O excesso de formalismo atual acentua os conflitos ao não reconhecer novas formas de trabalho", disse entidade (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/Divulgação)
AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 20h50.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) recebeu com satisfação as mudanças anunciadas hoje (22) pelo presidente Michel Temer para modernização das leis trabalhistas .

Em nota divulgada há pouco, a direção do Sistema Firjan disse que "a simplificação e flexibilização da legislação trabalhista, com mais prestígio às negociações coletivas", estão entre as propostas defendidas pela entidade em seu Mapa do Desenvolvimento 2016-2025, que foi encaminhado ao governo no mês de maio.

Veja também

A entidade disse que ao prever que as negociações entre sindicatos de empregados e de empregadores prevaleçam sobre a legislação, o projeto abre um novo horizonte para as relações de trabalho no Brasil.

"O excesso de formalismo atual acentua os conflitos ao não reconhecer novas formas de trabalho do mundo contemporâneo, o que onera trabalhadores e empresários", diz a nota.

"Em um cenário de crise econômica e alto índice de desemprego, a reforma apresentada hoje é essencial, pois, ao permitir a adequação das jornadas à produção, contribui para a preservação de empregos e o aumento da competitividade das empresas".

Acompanhe tudo sobre:Leis trabalhistasMichel Temer

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame